|
Uma
nova maneira de receber e transmitir áudio
A produção de programas de rádio e blogs em áudio que podem ser
baixados pela Internet e ouvidos em aparelhos de MP3 se tornou uma das
novas manias da rede mundial de computadores. Agora, os adeptos do que era
apenas uma diversão de amadores querem transformar a atividade em uma
forma de ganhar dinheiro.
Veja também: Inspirado
no iPod e em RSS Brasileiros
já aderiram Cuidados
com direitos autorais O
que vale a pena ouvir Como
começar a produzir Programas
para podcasting
Adam Curry, ex-VJ da MTV
e arauto da mania, é um dos defensores da viabilidade do podcasting
como negócio. "Vai matar o modelo de rádio comercial",
acredita Curry, cujo Daily Source Code, com programação diária,
tem dezenas de milhares de ouvintes. "A nova geração, como a minha
filha de 14 anos, não ouve rádio. Eles estão no MSN, têm seu iPod, seu
MP3 player, seu Xbox."
Agregador
Curry fazia parte de uma
comunidade de pessoas que criaram o iPodder, um pequeno programa de
computador conhecido como "agregador". O programa coleciona e
manda automaticamente arquivos MP3 para qualquer equipamento de reprodução
digital de música que toque formatos WMP.
Quem tem esse equipamento
pode escolher um podcast e assinar, gratuitamente, para receber a
programação do show. Quando um novo podcast estiver disponível,
é enviado automaticamente ao dispositivo quando o computador estiver
conectado.
Microsoft
Ian Fogg, analista da
Jupiter Research, acredita que existe potencial para negócios. Mas ele
acha que isso poderia se concretizar se grandes empresas, como Apple e
Microsoft, se interessarem. "É uma área nascente, mas muito
animadora. É mais uma área que mostra que a transição para um estilo
de vida digital e para uma casa digital ainda não acabou. Podcasting
é uma dessas áreas que unem o que você faz em casa com o que você faz
em movimento - é um clássico híbrido", explica Fogg.
Dave Winer, que criou o
RSS (Really Simple Syndication) - que dá aos internautas uma maneira fácil
de se atualizar automaticamente nos sites preferidos -, tem dúvidas sobre
a viabilidade comercial do podcasting. Ele acredita que o poder
desse sistema está em seu potencial de democratização e não em sua
"super" promessa de negócios. "Não importa como você
encare o podcasting, a sua comercialização pode não fazer muito
dinheiro", diz Winer. "Podcasting será um meio que
atingirá nichos de mercado, com audiência medida em unidades, como
e-mails e blogs", argumenta.
Comunidades
Curry rebate a avaliação,
argumentando que, como é o usuário que escolhe a programação que quer
ouvir, a audiência do podcasting permite a criação de campanhas
específicas e bem dirigidas ao público-alvo. "Eu acho que a maneira
de funcionar seria a criação de uma rede (de podcasters) que,
agregada, teria um número (de assinantes) suficiente para garantir o
retorno do investimento dos anunciantes e dos podcasters",
explica Curry.
Recentemente, Curry
"vendeu" o equivalente a US$ 4 mil em máquinas de café por
meio de um link em seu site para a Amazon. Outros programas, como The
Dawn e Drew Show usam mais merchadising.
BBC
Brasil
|