Empresas divulgam previsões em feira de eletrônicos

NATALIA MARTÍN CANTERO
da Efe, em Las Vegas

Mais de 2.500 empresas de informática, telefonia e telecomunicações, entre outros setores, se reúnem até domingo em Las Vegas para mostrar uma infinidade de novidades portáteis, prova de até que ponto o conteúdo informacional já pode ser levado a todas partes.

No primeiro dia da CES (Consumer Electronics Show), que começou ontem em Las Vegas (Nevada), os pesos pesados da indústria da informática, como Intel e Sony, revelaram sua visão do futuro.

Os executivos destas companhias deixaram claro que, cada vez mais, a tecnologia elimina a separação entre as diferentes indústrias, dia a dia mais interdependentes.

O elemento que aglutina todos os novos produtos eletrônicos, desde agendas de todo tipo até os celulares mais futuristas é --como disse o presidente da Microsoft, Bill Gates-- o software.

"Os consumidores estão cada vez mais conectados, e no centro de tudo isso está o software", afirmou Gates em sua 10ª apresentação nesta feira, cada vez mais massificada e caótica.

Por sua vez, o diretor-executivo de Sony, Howard Stringer, disse em uma conferência que a transição rumo à televisão de alta definição será revolucionária, maior inclusive que a introdução da TV colorida nos anos 70.

Stringer afirmou que os consumidores têm agora muito mais controle sobre o conteúdo, já que podem escolher quando e como querem escutar música ou assistir um vídeo, algo que de maneira crescente se faz em artigos portáteis, como reprodutores de MP3.

"Já não dá pra empurrar o conteúdo aos consumidores. Agora eles decidem quando e como o querem", afirmou.

O executivo, que apareceu acompanhado do ator Tom Hanks e de Dan Brown, autor do best-seller "O Código Da Vinci", deixou no ar, no entanto, uma das perguntas mais esperadas de sua palestra: a data de lançamento do PlayStation 3, o novo e esperado console de games da Sony.

Ontem também ganharam destaque os artigos que combinam rádio por satélite e reprodução de música: os fabricantes Samsung e Pioneer apresentaram seus respectivos reprodutores de MP3 que também incluem o serviço de XM Satellite Radio.

Trata-se de artigos de tamanho inferior a um baralho de cartas e que contêm música nos formatos MP3 e WMA, além de programação de rádio via satélite.

Ao mesmo tempo, a Hyundai se transformará no primeira fabricante automobilístico a incluir rádio via satélite de série em três de seus veículos, segundo anunciou a provedora de serviços para veículos Delphi.

No entanto, nem tudo é entretenimento no CES. Mariah Scott, executiva de Intel, apresentou os avanços da empresa --líder mundial na fabricação de microchips-- para a área de saúde, especificamente para os doentes de Alzheimer.

Trata-se de artigos que ajudarão os pacientes a lembrar quando têm de tomar seus medicamentos e identificar as ligações telefônicas quando não forem capazes de fazê-lo sozinhos. Além disso, seus acompanhantes poderão detectar, por meio de sensores instalados no lar, se o doente está bem.

"Estes artigos não substituirão o contato direto, mas tornarão a vida mais fácil aos parentes e enfermeiros", disse Scott à Efe.

Entre os maiores destaques desta sexta-feira estão as apresentações do presidente do Yahoo, Terry Semel, e do co-fundador do Google, Larry Page.

As duas empresas comparecem pela primeira vez à feira, o que mostra até que ponto esta exibição, que tradicionalmente girava quase exclusivamente em torno dos artigos eletrônicos, mudou de ares: agora, a informação e os meios para transmiti-la são tão importantes quanto os dispositivos.

 

 

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