|
Religiosos
usam tecnologia para levar palavra a fiéis
da Folha Online
Na era da informação, os religiosos encontram na internet, nas
mensagens de telefones celulares e podcasts os novos caminhos
para divulgar a palavra de Deus.
Neste final de semana, por exemplo, o pastor californiano Ken
Baugh contra-atacou a estréia do filme "O Código da Vinci"
distribuindo entradas de graça.
Os ingressos eram acompanhados de um convite para tomar café na
cafeteria Starbucks, ao final do filme, e também distribuíam 325
iPods de presente, com seus sermões rebatendo os argumentos do
livro de Dan Brown.
Em vez de atacar o filme que questiona as origens e o
desenvolvimento teológico do Cristianismo, Baugh prefere a
discussão. Para isso, utiliza armas modernas que promovem o
diálogo entre os não-convertidos sem ter de levá-los à igreja,
lugar que --segundo uma pesquisa recente-- só 17% dos
paroquianos consideram essencial.
Embora alguns considerem os argumentos exagerados, Baugh não é o
primeiro que tanta levar a mensagem de Deus por outros formatos.
Nos EUA, as formas de conquistar fiéis são as mais variadas.
O último evento E3, a maior convenção do entretenimento
eletrônico, marcou o lançamento do jogo Left Behind: Eternal
Forces, uma luta contra o anticristo em um mundo
pós-apocalíptico onde os aliados são os anjos e é preciso ler
partes das Sagradas Escrituras.
Com o tema "Você falou com Deus hoje?", a empresa FaithMobile
oferece um serviço que, com o pagamento de US$ 5,99 mensais, os
clientes podem receber mensagens bíblicas, proteção de tela,
fotos e imagens em seus telefones celulares.
As opções para toca-MP3 são variadas, com muitos sermões
disponíveis na internet para que cada um escute em seu tocador
digital.
Algumas congregações recorrem inclusive ao sexo --uma importante
arma de marketing-- para conseguir paroquianos, com campanhas
como
www.mylamesexlife.com, da igreja de Granger,
em Indiana.
Parte do movimento
WiredChurches.com, esta comunidade teve
aumento de 70% no número de paroquianos com sermões como "O
melhor sexo de sua vida", um dos muitos que podem escolhidos no
serviço "encontrando Deus no seu iPod".
As inovações despertam dúvidas e uma variedade de estudos
teológicos, como o "E-vangélicos, Conectando-se com a Geração na
Rede" ou "Vendendo a Igreja: Os Perigos da Promoção
Eclesiástica", que expõem os riscos de transformar a fé em mais
um objeto de consumo.
No entanto, a propagação eletrônica da palavra de Deus é um fato
e 60% das igrejas protestantes nos EUA têm página na internet.
Além disso, há também grupos de oração como
www.worldprayerteam.com, nos quais as preces
personalizadas cruzam fronteiras para pedir pela saúde de um
paciente com câncer e o fim da violência entre vizinhos, por
exemplo.
Como confirma a empresa de publicidade cristã "Holy Cow Creative",
o objetivo é ter a chance de ser moderno, transgressor,
relevante e tirar o peso que sempre acompanha a palavra
"sermão", mesmo fora das igrejas.
|
|
|