Fusões podem ser a próxima
tendência para empresas de Internet
Eric Auchard
Crescem as especulações em Wall Street sobre uma possível fusão ou
aliança que estaria em negociação, com Google, Yahoo, eBay ou Microsoft
mencionados como possíveis parceiros —e uma parceria entre Yahoo e eBay
parece ser a idéia mais provável.
"Uma parceria ou fusão entre eBay e
Yahoo seria a mais viável em termos estratégicos", afirmou um relatório
do analista Imran Khan e da equipe de Internet do J.P. Morgan,
distribuído na segunda-feira.
"A empresa combinada teria posição de
liderança em leilões, comunicação, pagamentos, publicidade gráfica,
alcance de audiência e alcance geográfico", segundo o relatório.
Observadores do Silicon Valley, bancos
que atendem o setor de alta tecnologia e analistas financeiros vêm
dedicando maior atenção à possibilidade de fusões, que contrariam a
idéia convencional de que o rápido crescimento da Internet sempre foi
mais importante do que a lógica de uma consolidação.
Mas o crescimento da Internet está se
reduzindo, e a concorrência entre as grandes empresas do setor —Google,
Yahoo, eBay e Microsoft— vem se intensificando.
As ações do eBay caíram 30 por cento
este ano, as do Yahoo estão 20 por cento mais baixas e as do Google
tiveram perdas de 10 por cento.
O Google, que praticamente dobrou sua
receita no ano passado, deve crescer 62 por cento este ano, com expansão
de 30 por cento prevista para o eBay, ante 50 por cento dois anos atrás,
enquanto o crescimento do Yahoo se reduz em ritmo semelhante.
Hani Durzy, porta-voz do eBay, declarou
que a empresa trabalha em estreito contato com todos os provedores de
busca na Web -Google, Yahoo e Microsoft-, mas se recusou a comentar
sobre qualquer possível aliança com o Yahoo.
O eBay é um dos maiores compradores
mundiais de publicidade vinculada a buscas na Web. O serviço de leilões
administra uma carteira de 15 milhões de termos de busca pagos em
diferentes sites de busca, com o objetivo de atrair compradores aos seus
leilões.
"Não comentamos boatos e especulações",
disse Durzy. "Estamos conversando com o Yahoo e outras empresas o tempo
todo como parte de nossos negócios cotidianos."
O Yahoo preferiu não comentar de
imediato.
Reuters
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