|
Jovens trocam tempo de TV por internet, diz estudo
da
Folha Online com Reuters, em Londres
O aumento da
disseminação de conexões à internet de alta velocidade e a explosão no
volume de vídeos on-line alimenta a queda na audiência da televisão. A
conclusão é apontada em um levantamento realizado em 11 países pelo órgão
de fiscalização das telecomunicações do Reino Unido, o Ofcom.
Em
média, um terço dos consumidores com acesso rápido à internet vêem menos
televisão desde que começaram a navegar pela web. entre as principais
atividades, os jovens têm utilizado seus computadores para assistir à
programas de TV, se comunicar por mensagens instantâneas e por blogs,
participar de sites de redes sociais (como YouTube e Orkut).
Com a
crescente oferta de conteúdo on-line, os usuários estão desligando a
televisão e mudando a maneira de consumo, escolhendo o que querem
ver.
"Tecnologias convergentes e a competição entre fornecedores de
serviços estão transformando a indústria mundial de comunicação", disse o
presidente da Ofcom, Ed Richards.
Resultados
A
entidade apurou que Holanda, Suécia e Japão têm os mais altos índices de
penetração da banda larga entre suas populações --58%, 45% e 44%,
respectivamente. China lidera o mundo em percentagem de pessoas que
assistem a clipes de música e a programas de televisão por meio de acesso
rápido à web.
Os resultados da pesquisa mostram que 76% dos
usuários de banda larga na China vêem videoclipes via download. No país,
70% assistem à televisão por banda larga.
Um outro estudo,
conduzido pela Associação Européia de Propaganda Interativa (EIAA, na
sigla em inglês), revelou que o uso de mídia on-line está intimamente
relacionado à penetração da banda larga.
O levantamento conclui
que a presença de conexões de acesso rápido à web cresceu 14% na Europa em
relação ao ano passado, com mais de 11 horas semanais de navegação pelos
europeus.
Publicidade
O relatório da Ofcom mostra que
os anunciantes estão sendo rápidos em reconhecer a demanda explosiva por
conteúdo on-line. Os dados mostram que a publicidade na internet atrai
quase 10% dos investimentos em propaganda no Reino Unido.
A Ofcom
afirma que os britânicos são os que mais fazem downloads de música,
enquanto que chamadas telefônicas pela internet são mais populares na
França.
Segundo o estudo, o acesso à internet tem ampliado a
audiência de emissoras de rádio.
|