Rede social confiável é nova meta na
internet
Juliano
Barreto
da Folha de S.Paulo
Confiança e reputação. Dois valores antigos podem ajudar a
internet a ser mais civilizada. Na Wikipédia, autores veteranos
ganham status, podendo barrar alterações em tópicos polêmicos,
como perfis políticos.
Na enciclopédia on-line Citizendium.org, a filtragem de
conteúdo é levada ainda mais a sério: o site só aceita
contribuições de especialistas que comprovem suas formações. Em
busca da credibilidade perdida, há até um esquema de verificação
de autenticidade para anúncios amorosos.
A empresa Trufina (www.trufina.com) permite que seus clientes
usem um selo de qualidade para os seus perfis em redes como a
Match.com e a MySpace. Assim, os pretendentes podem ter certeza
sobre dados como a idade e o estado civil do candidato.
A IDology é outra empresa que promete dificultar a vida de
falsários. Por meio de um questionário on-line chamado ExpectID
IQ, o site garante conseguir filtrar a audiência, barrando
crianças em páginas com conteúdo para adultos.
|