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Brasileiros criam caixa eletrônico de
música e vídeo digital
Ana Alice
gallo
Colaboração para a Folha Online
Uma máquina que, em vez de refrigerante, livros ou
salgadinhos, abastece os usuários com conteúdo digital. O
equipamento, batizado de Fun Station, disponibiliza músicas,
vídeos, conteúdo para celular e também funciona como uma jukebox
--aquele aparelho antigo que toca músicas ao se inserir moedas.
O projeto, idealizado pelos brasileiros Bruno de Marchi Filho
e Armando Périco Neto em conjunto com estudantes italianos e
alemães, foi desenvolvido na Faculdade de Tecnologia de Lugano,
na Suíça. Marcos Maynard, músico e ex-presidente de grandes
gravadoras, fechou contrato para a comercialização do
equipamento no Brasil, onde deve chegar em 2008.
A estação, semelhante a um caixa eletrônico, foi projetada
para ser instalada em locais de grande movimento, como
shoppings, estações de metrô, escolas, lanchonetes e postos de
gasolina. A transferência do conteúdo é feita diretamente em
celulares, pen-drives, tocadores de MP3 e outros aparelhos. A
compra pode ser realizada com dinheiro, cartão ou pagamento pela
internet.
A demonstração do equipamento na Suíça foi feita com material
cedido pelo selo independente Engenho Musical e pela gravadora
Deckdisc --obviamente, todos os downloads são legais.
A equipe trabalha agora no aprimoramento dos sistemas de
busca para que, caso o usuário não encontre um determinado
conteúdo, ele possa ser encontrado em servidores de internet e
disponibilizado em até três minutos no local. "Nossa projeção é
que o sistema esteja pronto daqui a quatro meses", afirma Bruno.
Mais opções
Tecladista da banda Rotor e tecnólogo em informática, Bruno
decidiu buscar alternativas à crise da indústria fonográfica
tradicional e pesquisou formas de disponibilizar legalmente
conteúdos até então acessíveis apenas pelo computador. "Temos
cada vez mais meios para consumir músicas e vídeos. Mas, para
ter acesso a eles, ainda estamos escravos do PC", analisa.
A idéia é que a estação, que servirá como um posto de
abastecimento dos usuários de mídias digitais, amplie o número
de consumidores desse tipo de conteúdo, que não precisariam mais
de um computador para acessá-lo. |