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Celular vai combinar tom de pele, roupa e maquiagem
O HP Labs apresenta um projeto de
pesquisa que poderá ajudar as pessoas a selecionar cores quando estiverem
comprando produtos. A tecnologia usa algoritmos de correção de cor e visão
computadorizada residente nos servidores HP. De acordo com a principal cientista
do HP Labs, Nina Bhatti, a idéia é que os consumidores usem seus celulares para
tirar fotos de si mesmos ou de objetos, e depois enviem essas fotos para os
servidores HP.
Em segundos, o consumidor
receberá uma mensagem de texto com a recomendação da cor mais adequada para
combinar maquiagem e tom da pele, ou para encontrar a tonalidade certa da tinta
para pintar a casa, por exemplo. O protótipo que está sendo desenvolvido por
Batthi e sua equipe, conforme reportagem da Technology Review, é especificamente
desenhado para ajudar a encontrar a melhor tonalidade de maquiagem, de acordo
com o tom natural da pele da pessoa.
A cientista explica que nem
todas as mulheres comprar seus cosméticos em lojas nas quais um profissional
especializado possa identificar o tom correto para elas. Muitas adquirem seus
produtos em farmácias, catálogos e até mesmo via Internet, sem oportunidade de
testar a combinação dos cosméticos com sua pele. "Estudos mostram que até 75%
das mulheres estão usando os tons errados de maquiagem", disse Bhatti.
Com o protótipo da HP, o
consumidor simplesmente tira uma foto de si mesmo segurando uma referência da
cor - que pode ser uma revista, uma cartela de tons, etc. - e enviar para a HP.
Nos servidores da empresa, um software compara os valores da referência da cor
na foto com os valores aceitos para essas cores. O algoritmo de correção tira a
diferença entre esses valores e aplica a todos os pixels da foto, para eliminar
efeitos de luz ou derivados da má qualidade da câmera.
Com as corres corrigidas, o
software de detecção de rostos encontra a face da pessoa na foto e vê sua cor
predominante. Esta é então comparada com um banco de dados de rostos - são 260
rostos femininos com diferentes tons de pele. O consumidor então recebe uma
mensagem de texto identificando a cor de maquiagem que fica melhor no rosto do
banco de dados que tenha o tom de pele mais similar ao da pessoa na foto. Para
Batthi, as pessoas vão achar a tecnologia de combinação de cores muito útil.
Ela poderá ser usada, por
exemplo, para decidir qual tom de blusa combina melhor com determinado tom de
pele, a melhor cor para as paredes de sua casa; e ainda ser modificada para
comparar as cores dos móveis com a do tapete. Mas admite que haverá desafios,
como duas cores que se parecerão idênticas sob determinada luz, mas não sob
outra.
A HP, diz a cientista, não tem
prazo para colocar a tecnologia no mercado. A empresa está atualmente em
conversações com fabricantes de cosméticos, mas ainda não tem parceiros
definidos.
Redação Terra
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