Celular vai combinar tom de pele, roupa e maquiagem

O HP Labs apresenta um projeto de pesquisa que poderá ajudar as pessoas a selecionar cores quando estiverem comprando produtos. A tecnologia usa algoritmos de correção de cor e visão computadorizada residente nos servidores HP. De acordo com a principal cientista do HP Labs, Nina Bhatti, a idéia é que os consumidores usem seus celulares para tirar fotos de si mesmos ou de objetos, e depois enviem essas fotos para os servidores HP.

Em segundos, o consumidor receberá uma mensagem de texto com a recomendação da cor mais adequada para combinar maquiagem e tom da pele, ou para encontrar a tonalidade certa da tinta para pintar a casa, por exemplo. O protótipo que está sendo desenvolvido por Batthi e sua equipe, conforme reportagem da Technology Review, é especificamente desenhado para ajudar a encontrar a melhor tonalidade de maquiagem, de acordo com o tom natural da pele da pessoa.

A cientista explica que nem todas as mulheres comprar seus cosméticos em lojas nas quais um profissional especializado possa identificar o tom correto para elas. Muitas adquirem seus produtos em farmácias, catálogos e até mesmo via Internet, sem oportunidade de testar a combinação dos cosméticos com sua pele. "Estudos mostram que até 75% das mulheres estão usando os tons errados de maquiagem", disse Bhatti.

Com o protótipo da HP, o consumidor simplesmente tira uma foto de si mesmo segurando uma referência da cor - que pode ser uma revista, uma cartela de tons, etc. - e enviar para a HP. Nos servidores da empresa, um software compara os valores da referência da cor na foto com os valores aceitos para essas cores. O algoritmo de correção tira a diferença entre esses valores e aplica a todos os pixels da foto, para eliminar efeitos de luz ou derivados da má qualidade da câmera.

Com as corres corrigidas, o software de detecção de rostos encontra a face da pessoa na foto e vê sua cor predominante. Esta é então comparada com um banco de dados de rostos - são 260 rostos femininos com diferentes tons de pele. O consumidor então recebe uma mensagem de texto identificando a cor de maquiagem que fica melhor no rosto do banco de dados que tenha o tom de pele mais similar ao da pessoa na foto. Para Batthi, as pessoas vão achar a tecnologia de combinação de cores muito útil.

Ela poderá ser usada, por exemplo, para decidir qual tom de blusa combina melhor com determinado tom de pele, a melhor cor para as paredes de sua casa; e ainda ser modificada para comparar as cores dos móveis com a do tapete. Mas admite que haverá desafios, como duas cores que se parecerão idênticas sob determinada luz, mas não sob outra.

A HP, diz a cientista, não tem prazo para colocar a tecnologia no mercado. A empresa está atualmente em conversações com fabricantes de cosméticos, mas ainda não tem parceiros definidos.

Redação Terra

 

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