|
Cães e gatos
ganham site social nos Estados Unidos
Adriana Stock
Cães e gatos do mundo inteiro têm agora um
ponto de encontro no site de relacionamentos Facebook, um dos mais
acessados nos Estados Unidos: são as comunidades virtuais Dogbook e
Catbook, que já contam com 750 mil membros. Nelas, os donos exibem fotos
e vídeos de seus animais de estimação e contam as manias de seus
bichinhos.
Padstow, uma mistura de Boston Terrier e Pug, mora em Hong Kong,
adora passear no parque Wanchai e seus petiscos prediletos são ossos e
cerveja. No Dogbook, encontrou três amigos: Cyprus, Randy e Julie. "Criei uma conta para o Padstow no Dogbook como uma maneira de
mostrá-lo ao mundo. Sei que todo dono acha que seu cachorro é o melhor,
mas o nosso é um cão maravilhoso", escreveu à BBC Brasil o dono
de Padstow, Ali Bullock.
"Também é uma boa forma de promover a instituição de caridade que o
resgatou, e fazer com que outras pessoas adotem animais de estimação em
Hong Kong." Para Bullock, a comunidade virtual canina serve ainda para
procurar outros cachorros da mesma raça e trocar experiências com os
demais donos. "É muito útil", disse.
Aos membros localizados nos Estados Unidos e no Canadá, o Dogbook e o
Catbook oferecem uma ferramenta de busca para encontrar outros cães e
gatos que vivem na mesma vizinhança - quem sabe, para marcar um encontro
romântico na pracinha mais próxima ou apenas um passeio entre bons
camaradas.
No Catbook, a estrela é o gato canadense Fitch, que, após ter
aparecido em uma reportagem do jornal Washington Times, registrava 2235
amigos - entre eles até um galo, Chicky, também do Canadá. As espécies realmente se misturam no mundo virtual. Mesmo sendo um
passarinho, Yuki, da Pensilvânia, incluiu seu perfil no Dogbook. Tinha
um amigo, o cão Willie Fontana.
O Dogbook e o Catbook foram criados há três meses pelo publicitário
Geoffrey Roche e seu filho Alex, que moram em Toronto. "Um dia,
estávamos jantando e conversando sobre o Facebook. Comentamos que um dos
amigos do meu filho havia criado o perfil do seu cachorro como se fosse
uma pessoa de verdade. Pensamos na hora: vamos criar o Dogbook", disse
Roche à BBC Brasil.
Annabelle, a cadelinha da família, inaugurou o site e hoje soma 47
amigos. Roche conta que ficou surpreso com a grande audiência do Dogbook
e do Catbook, que descreve, respectivamente, como um "parque virtual" e
uma "sala de estar virtual".
Na sua avaliação, o sucesso das comunidades mostra como o
relacionamento com os animais de estimação mudou ao longo dos anos. "As
pessoas estão mais ligadas aos seus animais de estimação. Eles são parte
da família", disse. Embora os sites não gerem receita, Roche contratou dois funcionários
para ajudá-lo a manter as páginas e criar novas ferramentas. Nos
próximos dias, por exemplo, os usuários poderão incluir a data de
aniversario de seus bichinhos.
Mas nem todos os usuários do Facebook acharam as novas comunidades
uma boa idéia. Um membro lançou, em protesto, a comunidade "Dogbook é a
coisa mais estúpida que já ouvi". Roche se defende: "Muitas pessoas
acham que o Facebook é uma bobagem, mas quando começam a usá-lo vêem
que, na verdade, isso é uma coisa legal".
Outros usuários reclamam que deveria existir o Reptilebook, para
répteis - mas a idéia não esta nos planos de Roche. "Você não interage
da mesma maneira com uma cobra", falou o publicitário.
BBC Brasil |