Propaganda em
vídeos na Web podem irritar consumidor
As empresas estão correndo para
colocar propaganda em vídeos online, mas isso não significa que as
pessoas estejam prestando atenção a promoções de carros, sabonetes
ou pares de tênis.
Embora já tenham se disseminado, os curtos comerciais que
aparecem antes de vídeos —de clipes de entretenimento a notícias—
podem fazer tanto mal quanto bem, dizem especialistas em mídia.
Estudos mostram que os comerciais frequentemente irritam os
consumidores e elevam o risco de serem ignorados.
"Isso se resume a um fator humano muito simples. Quando você quer
ver alguma coisa, você não quer ver propaganda antes", disse Matt
Freeman, presidente-executivo da agência digital Tribal DDB
Worldwide, unidade do Omnicom Group.
Esse tipo de propaganda força os usuários a verem um curto
anúncio antes de verem o vídeo selecionado. Apesar de eles deixam os
marqueteiros usarem na Internet aquelas inserções feitas na TV
—potencialmente economizando custos— eles às vezes parecem fora de
lugar na mídia digital.
"Esse anúncio é apenas um jeito desengonçado de conseguir
dinheiro de patrocínio. Não serve aos consumidores e ultimamente não
serve aos nossos clientes", afirmou Freeman. "Tem de haver muito
mais estudo e consideração."
Um recente estudo da IBM, chamado "O Fim da Propaganda como Nós a
Conhecemos", descobriu que 40 por cento dos 2,4 mil consumidores e
80 executivos de propaganda ouvidos pensavam que a publicidade
durante um vídeo online é mais irritante do que em qualquer outro
formato.
(Por Paul Thomasch)
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