Uma pesquisa elaborada
pelo site Reclame Aqui, um portal para consumidores virtuais
descontentes, aponta que o prejuízo com falsas vendas na Internet em
todo Brasil pode chegar a R$ 300 milhões por ano. O estudo mostra
que o período do Natal é responsável por 20% deste valor.
O diretor do site,
Maurício Vargas, alerta que quadrilhas montam lojas virtuais e, por
meio de ofertas vantajosas, fazem vendas de produtos que, na teoria,
chegariam após 20 ou 30 dias vindos dos Estados Unidos. As compras,
no entanto, costumam não chegar e a loja virtual é desativada após
dois ou três meses.
"Neste intervalo de
tempo, eles conseguem levantar mais de R$ 200 mil facilmente e
fecham as portas. Depois, com um novo nome e outro endereço na web,
montam novas lojas e continuam o processo", afirmou.
Segundo ele, os
produtos que com maior freqüência não são entregues são equipamentos
eletrônicos e de informática. "Cerca de 95% das fraudes acontecem
com câmeras digitais, notebooks, computadores e celulares. Em geral,
o consumidor é atraído por preços que podem chegar à metade do
encontrado em grandes lojas", disse.
"Para isso, muitos
depositam nas contas correntes das quadrilhas. Outros passam o
número do cartão de crédito e, com esses dados, os criminosos fazem
compras internacionais dos produtos", completou.
Vargas afirma que,
atualmente, a empresa que gera o maior número de reclamações é
Eletro Sampa. "Segundo relatos, a quadrilha já fechou o site e fugiu
do local onde promovia as falsas vendas", afirmou.
"Outra campeã de
reclamações é a Nikishop, que também não está mais no ar. Supõe-se
que as duas, juntas, deram um golpe de mais de R$ 1 milhão", disse.