Prejuízos com falsas vendas na Internet podem alcançar R$ 300mi

Uma pesquisa elaborada pelo site Reclame Aqui, um portal para consumidores virtuais descontentes, aponta que o prejuízo com falsas vendas na Internet em todo Brasil pode chegar a R$ 300 milhões por ano. O estudo mostra que o período do Natal é responsável por 20% deste valor.

O diretor do site, Maurício Vargas, alerta que quadrilhas montam lojas virtuais e, por meio de ofertas vantajosas, fazem vendas de produtos que, na teoria, chegariam após 20 ou 30 dias vindos dos Estados Unidos. As compras, no entanto, costumam não chegar e a loja virtual é desativada após dois ou três meses.

"Neste intervalo de tempo, eles conseguem levantar mais de R$ 200 mil facilmente e fecham as portas. Depois, com um novo nome e outro endereço na web, montam novas lojas e continuam o processo", afirmou.

Segundo ele, os produtos que com maior freqüência não são entregues são equipamentos eletrônicos e de informática. "Cerca de 95% das fraudes acontecem com câmeras digitais, notebooks, computadores e celulares. Em geral, o consumidor é atraído por preços que podem chegar à metade do encontrado em grandes lojas", disse.

"Para isso, muitos depositam nas contas correntes das quadrilhas. Outros passam o número do cartão de crédito e, com esses dados, os criminosos fazem compras internacionais dos produtos", completou.

Vargas afirma que, atualmente, a empresa que gera o maior número de reclamações é Eletro Sampa. "Segundo relatos, a quadrilha já fechou o site e fugiu do local onde promovia as falsas vendas", afirmou.

"Outra campeã de reclamações é a Nikishop, que também não está mais no ar. Supõe-se que as duas, juntas, deram um golpe de mais de R$ 1 milhão", disse.

 

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