Crianças pré-escolares querem eletrônicos reais no Natal

Celulares, laptops, câmeras digitais e aparelhos de MP3 estão entre os presentes mais quentes do ano. Para crianças em idade pré-escolar. Os fabricantes e comerciantes de brinquedos estão abastecendo suas prateleiras com novos produtos tecnológicos para crianças a partir dos três anos - ou, ocasionalmente, até para as mais novas. Eles dizem que querem atender aos pequenos consumidores sequiosos de imitar os pais, e que não se satisfazem mais com falsos aparelhos.

Considerem a lista de brinquedos mais procurados da Amazon.com, que inclui o Easy Link Internet Launch Pad, da Fisher-Price, cujo objetivo é ajudar as crianças a visitar "sites apropriados à garotada em idade pré-escolar", e o Smart Cycle, uma bicicleta estacionária conectada a um videogame.

Jim Silver, editor da revista "Toy Wishes" e analista do setor há 24 anos, disse que "houve forte elevação" no número de brinquedos que envolvem ficar olhando para uma tela, nos últimos 12 meses.

"As grandes fabricantes de brinquedos nem se definem mais com a palavra 'brinquedo'", diz Silver. "Elas operam no ramo de entretenimento familiar e lazer. O que dizem é que estão competindo 'pelo tempo de lazer das crianças'".

A tecnologia vem lentamente se infiltrando no setor de brinquedos há anos, mas a tendência está em aceleração. Na quarta-feira, seis dos nove brinquedos mais vendidos para crianças de entre cinco e sete anos eram eletrônicos, no site de brinquedos da Amazon.com. Em 2006, três dos nove brinquedos mais vendidos pelo site eram produtos tecnológicos.

A tendência preocupa pediatras e educadores, segundo os quais ficar tempo demais diante das telas amortece a imaginação. Mas os brinquedos mais tradicionais ¿desprovidos de monitores de computadores, cabos USB e cartões de memória- são vistos como obsoletos por muitas crianças.

"Se você dá uma câmera de brinquedo a uma criança, ela olha para você como se você fosse maluco", diz Reyne Rice, especialista em tendências no mercado de brinquedos da Associação dos Fabricantes de Brinquedos. As crianças "reproduzem em suas brincadeiras o que vêem na sociedade", ela diz.

Esse parece ser o caso mesmo quando elas não têm idade suficiente para saber qual é o verdadeiro uso dos aparelhos.

Yunice Kotake, de San Bruno, Califórnia, recentemente comprou um celular de brinquedo da Fisher Price para crianças, o Knows Your Name Dora, para suas gêmeas de dois anos de idade. Mas devolveu o aparelho à loja alguns dias depois, quando descobriu que as meninas preferiam os celulares reais de seus pais. "Elas sabem que cara tem um celular real, e não querem um falso", diz Kotake.

Na Toys "R" Us, as prateleiras da porção frontal da loja estavam repletas de brinquedos tecnológicos. Havia diversos laptops para crianças, capazes de executar jogos executivos (em forma de bolsa de Barbie ou capacete de Darth Vader, por exemplo), e jogos de tabuleiro tradicionais com recursos extra em DVD. Em lugar de destaque em uma das estantes estava um dos mais vendidos brinquedos do país, o EyeClops Bionic Eye, câmera eletrônica para crianças a partir dos seis anos que exibe imagens ampliadas em uma tela de TV.

Sabrina, 6, exibia um sorriso banguela na loja ao explicar que sua preferência de presente de Natal é um laptop adulto. "Eles são demais", disse. "Talvez aos oito anos", disse Amina, a mãe de Sabrina, que preferiu não revelar seu sobrenome. Ela acrescentou que talvez cedesse quando a menina chegasse aos sete anos. "As crianças de hoje são diferentes das de nossa época", acrescentou.

Tradução: Paulo Migliacci ME


The New York Times

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home