Os italianos podem pedir uma pizza
pela
Internet ou enviar uma mensagem de texto no celular para
encomendar um sanduíche, mas quando se trata de comprar
mantimentos na Internet eles não se mostram tão entusiasmados. O
entusiasmo mostrado pelos ingleses em usar mais o
mouse que o carrinho de supermercado para fazer suas
compras, no entanto, não é compartilhado pelos seus pares
italianos.
As
compras online estão decolando na Europa, da qual a
Grã-Bretanha tem os mais ávidos consumidores na Internet. No mês
passado, a maior cadeia de supermercados britânica, a Tesco,
afirmou que suas vendas pela Internet cresceram 20% no primeiro
semestre do ano, para 902 milhões de libras (US$ 1,59 bilhão).
Um estudo publicado no ano passado pela Universidade
Politénica de Milão previu que o setor de mantimentos comprados
pela Internet na Itália alcançaria meros 60 milhões de euros
(US$ 81,97 milhões) no final de 2007, com um crescimento anual
de 15%. Esse aumento se deu, essencialmente, a uma elevação no
gasto médio por consumidor, de 117 para 135 euros, e não por um
crescimento no número de consumidores, disse o estudo.
Além disso, as compras de mantimentos representam algo como
1% dos negócios de comércio eletrônico ao consumidor, ou
business-to-consumer, na Itália.
Consumidores italianos entrevistados disseram que gostam de
comprar seus mantimentos pessoalmente para checar a qualidade
dos produtos e comparar preços. Eles afirmaram que fazem suas
compras em supermercados, mas também adquirem itens frescos e de
temporada, como frutas e verduras, em mercados mais tradicionais
da vizinhança.
Daniela Gambino, escritora, 39 anos, moradora de Palermo,
disse que compra em supermercados e lojas de conveniência, assim
como em mercados antigos de Roma. "Compras online? Não, nunca.
Eu gosto de fazer compras pessoalmente, é mais divertido e os
supermercados são uma distração. Eu gosto de comparar preços,
olhar os rótulos e conferir as datas de validade", disse ela à
Reuters enquanto fazia suas compras. "Para peixes e alguns tipos
de frutas e vegetais eu vou apenas ao mercado próximo, já que
sou de Palermo", disse ela.
Poucas cadeias italianas de supermercados oferecem, na
verdade, a opção de compras pela Internet e os que o fazem só
oferecem essa alternativa em um número limitado de regiões ou
cidades.
Embora Esselunga diga ser a líder nas compras pela Internet
com 80% de market share, sua rede cobre apenas o norte do país.
Seu rival Coop experimentou o serviço em várias cidades em 1997
antes de decidir concentrar a oferta apenas em Roma.
"Não temos planos de aumentar ou diminuir isso. Vamos manter
como está e ver o que acontece com o mercado", disse um
porta-voz do supermercado. Algumas redes varejistas reclamam do
custo do serviço porque não têm consumidores suficientes para
permitir os ganhos de economia de escala.
Reuters