Reuters
JOANESBURGO - Uma nova rede social propõe empréstimos entre amigos pela web como opção aos juros bancários.
A AngelMoola, uma empresa de capital privado da África do Sul, iniciou um serviço de social lending - rede social de empréstimos - como alternativa para quem sofreu com a crise do mercado financeiro tradicional.
O CEO de companhia, Brian Dalton, afirmou que a empresa quer atrair 4.32 bilhões de randes (US$ 467,9 milhões) em fundos no próximo ano permitindo que os sul-africanos realizem empréstimos entre si pela internet ao invés de pelos métodos bancários convencionais.
"Colocamos um valor de cerca de 360 milhões de randes por mês (como meta), nos próximos 12 meses", afirmou à Reuters.
"Do ponto de vista de quem oferece o empréstimo, o mercado de ações está muito atribulado no momento, então as pessoas estão olhando para algo um pouco mais seguro para colocar o seu dinheiro, e está é a razão pela qual esta pode ser uma boa opção para eles."
Dalton afirmou que a AngelMoola, que é o primeiro site de social lending da África do Sul, planeja expansão para o Zimbábue, Botsuana e Moçambique, e planeja abrir o capital na bolsa de Joanesburgo nos próximos três anos.
O piloto do site (www.angelmoola.co.za) teve cerca de 5,5 mil acessos na primeira semana no ar, em maio. Os sites de social lending também estão surgindo em outros países, como Estados Unidos e Japão.