Guilherme Pavarin, de INFO Online
SÃO PAULO – O Super Bowl, como é conhecido o jogo final de futebol americano, vai contar com um novo dispositivo de segurança: o MS Surface.
As autoridades de Tampa, na Flórida, prepararam um upgrade do tradicional sistema E-Sponder para um dos maiores acontecimentos esportivos do país. Mais de 250 mil pessoas participarão, direta ou indiretamente do evento.
No domingo (01/02), enquanto será conhecido o novo campeão do “Football”, agentes de segurança irão controlar mapas de comunicação 3D pelo computador sensível ao toque da Microsoft, em tempo real.
O Microsoft Surface irá mostrar um mapa virtual (utilizando o Microsoft Virtual Earth) de toda a região com informações de desdobramentos do evento, incidentes e pesquisas usando a capacidade “multi-touch” (sensível a vários comandos de uma vez) e interativa da tela. Movimentos rápidos com a mão podem editar o zoom e incluir visões detalhadas das construções e ruas, sem atraso – o popular “delay”.
Pela tecnologia também será possível se comunicar com outros dispositivos remotos e PCs. Em combinação com o sistema E-Sponder, os agentes poderão conversar por mensageiros instantâneos, voz de PC para PC, vídeo-conferência e métodos PC para rádio/ walkie-talkie.
É a primeira vez que a tecnologia da Microsoft é aplicada em um evento de larga escala. A principio, trata-se apenas de um teste, segundo a companhia.