Cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, estão trabalhando em um sistema de
e-mail mais inteligente, capaz de determinar de maneira automática os destinatários de uma mensagem a partir do conteúdo da mensagem.
lSegundo o site TG Daily, o sistema está sendo aperfeiçoado e no futuro será capaz de procurar online endereços de destino que não estejam na lista de contatos do usuário.
A tecnologia semântica empregada no sistema compreende o que está escrito no e-mail e por meio da análise identifica na lista de contatos endereços possíveis para quem a mensagem está sendo escrita. Caso um endereço não esteja cadastrado, o programa então busca localmente ou na internet o e-mail do destinatário.
Os testes começaram por pesquisadores americanos, irlandeses e austríacos, e os resultados foram tão satisfatórios que o sistema será implementado para 6 mil estudantes do departamento de ciência da computação da Universidade de Stanford ainda este ano.
Segundo informações da AFP, diversas corporações estariam interessadas em um sistema deste tipo, que pode facilitar muito o modo que e-mails são trocados, a ponto de um dia tornar a lista de contatos obsoleta.
A ferramenta, que também poderia se tornar o sonho de spammers, terá efeito contrário segundo os cientistas envolvidos. "Haveria menos necessidade para ondas de spam em um mundo de e-mail semântico. Em vez de mandar mensagens para todos, você mandará apenas para pessoas que realmente estariam interessadas no que você está mandando", explicou Michael Genesereth, responsável pela pesquisa, e que aposta que filtros antispam inteligentes surgirão.
Magnet