Amigos poderão ganhar "presentes virtuais" em seu aniversário e até mesmo ser reconhecidos com "valores" que representam o quanto eles são queridos e influentes. Isso porque, segundo nota publicada no site
TechCrunch, o
Facebook está testando um novo serviço que permite o envio de "créditos" entre
usuários como forma de reconhecimento à popularidade e simpatia que os internautas têm entre si.
A idéia consiste em tornar os internautas mais bem vistos de acordo com o número de créditos que eles têm. Esses créditos virão de outros usuários, que apreciem o perfil dos colegas ou considerem suas informações relevantes. Com cada US$ 1, se poderá comprar 100 créditos, que serão vendidos apenas na loja virtual do Facebook.
De acordo com o site Venture Beat não se trata de uma competição, mas de uma demonstração de carinho entre os usuários da rede social. Além dos créditos, os usuários também poderão adquirir "presentes virtuais" para serem distribuídos entre os amigos.
O serviço funciona com as atualizações que o usuário faz em sua página. O site CNET cita, no entanto, que em nenhum momento é mostrado quem deu créditos a quem. O Facebook alega que, em algum momento, poderá disponibilizar uma lista indicando quem são os doadores de créditos, mas sem revelar a quantidade de crédito dada por usuário em cada atualização.
Para o Facebook, o serviço serve pra mostrar as preferências de seus internautas, revelando o que compram e de que usuários mais gostam. Enquanto não entra para todo o Facebook, o serviço está sendo testado apenas em 15 redes de colégios americanos.
Geek