O
software SeeScan, desenvolvido pela empresa americana iVisit, promete aumentar a qualidade de vida de deficientes visuais. Utilizando a
câmera dos telefones celulares mais modernos, o software é capaz de reconhecer objetos do dia-a-dia e descrevê-los em voz alta.
Segundo o site Register Hardware, o programa possui uma biblioteca de objetos que permite confrontar as imagens gravadas na memória com as obtidas com a câmera do celular e, depois de um rápido processamento, identificar o objeto. Novas entradas podem ser adicionadas, contando-se com a ajuda de uma pessoa de visão inalterada.
O programa parece funcionar bem, diz o GSM Dome. Ao testar o SeeScan, até mesmo elementos parcialmente expostos, tais como um nota de dinheiro dobrada, foram facilmente identificados.
A iVisit está de olho em um vasto mercado potencial, já que as tecnologias atuais não prestigiam pessoas com problemas de visão. O site Into Mobile conta que, segundo pesquisa da empresa, mais de 11 milhões de americanos possuem alguma irregularidade visual e que, dentre esses, 10% são totalmente cegos. O software foi testado em um grupo de amostra com 30 usuários deficientes.
Uma versão beta do programa deve estar disponível até o final do ano, diz a iVisit. Em uma primeira fase, a aplicação rodará em aparelhos dotados de Windows Mobile, mas versões para sistema operacional Symbian e para o iPhone já estão em desenvolvimento. Um vídeo de demonstração pode ser visto pelo atalho tinyurl.com/d4eldk.
Geek