Poucas pessoas no mundo sabem dizer o quanto de informação a
internet estocou até hoje. De acordo com o site
TG Daily são impressionantes 487 bilhões de gigabytes armazenados na rede, vindos de
sites,
blogs,
redes sociais,
celulares com internet e governos.
O IDC, Internal Data Corporation, revelou que todo esse conteúdo deve dobrar de tamanho até o meio de 2010, 18 meses após a divulgação desse número. "Ao contrário do que as pessoas acreditam, como a economia se deteriorou no final de 2008, o ritmo de informação digital criada e transmitida através da internet, redes de telefone, e redes privadas aumentaram de forma impressionante", declarou John Gantz, chefe pesquisador do IDC.
Até a projeção foi deixada para trás. O montante de informação digital criada em 2008 superou em 3% as expectativas de crescimento, o que a leva a acreditar que em 2012 o acúmulo de conteúdo será cinco vezes maior do que o de agora. "Assim como o universo físico, o universo digital está em expansão. De fato, explodindo", disse Gantz em nota publicada pelo o blog Digits do site The Wall Street Journal.
Segundo o blog de negócios do site The Guardian, esse acúmulo de conteúdo é formado por ligações de telefone, fotos, emails, blogs, transações de banco e postagens em sites de redes sociais, para citar apenas alguns. "Aparelhos como os telefones com câmera e os serviços de rede social da Web 2.0 criaram uma nação de armazenadores", disse Mike Altendorf, diretor da EMC Consulting, dona da pesquisa pedida ao IDC.
Os autores da pesquisa aproveitam para brincar com os números, e fazem comparações divertidas. O conteúdo calculado é equivalente a 237 bilhões de aparelhos leitores Amazon Kindle completamente cheios, ou 30 bilhões de iPods touch. Três quatrilhões de tweets no Twitter também se equivaleriam aos números.
O IDC também espera que 600 milhões de pessoas, especialmente em países em desenvolvimento, se tornem usuárias de internet nos próximos quatro anos, maioritariamente navegando de seus celulares. Outros tipos de rede também devem crescer, como GPS, controles de sensores inteligentes e leitores de RFID, chegando a um número de 3,6%.
Até 2012, 850 milhões de pessoas comprarão e venderão produtos na internet, causando a duplicação do número de transações de comércio eletrônico na rede, formando uma indústria de US$ 13 bilhões.
Entre toda essa informação, nem tudo presta. O IDC diz que esse crescimento desenfreado pode ser resolvido, ou pelo menos diminuído com, por exemplo, a eliminação de duplicatas de arquivos que ocorrem quando encaminhamos algo a centenas de pessoas em uma lista de emails.
Geek