O objetivo do
aventureiro é
divulgar o potencial
das fontes
alternativas de
energia.
O
protótipo, conhecido
como HB-SIA, tem
asas de envergadura
equivalente à de um
jato Jumbo mas seu
peso é semelhante ao
de um carro comum.
O aparelho é
propelido por quatro
motores elétricos e
projetado para voar
dia e noite ao
armazenar a energia
excedente gerada por
suas 24 mil células
solares em baterias
de alto desempenho.
"Ontem isso era
um sonho. Hoje é um
avião. Amanhã,
teremos um
embaixador para a
energia renovável",
disse Piccard em
entrevista no
aeroporto de
Dubendorf, perto de
Zurique.
"Se um avião
puder voar dia e
noite sem
combustível,
propelido apenas
pela energia solar,
ninguém mais poderá
alegar que é
impossível fazer o
mesmo nos veículos
motorizados,
sistemas de
aquecimento e de ar
condicionado, e nos
computadores", disse
Piccard.
O aventureiro,
que conquistou fama
ao fazer o primeiro
voo sem escalas de
volta ao mundo em um
balão de ar quente,
em 1999, espera que
o protótipo realize
seus primeiros
testes de voo ainda
este ano e um
primeiro teste de
voo noturno em 2010,
nos céus da Suíça.