A equipe do Sugar Labs anunciou o lançamento da versão 1 do
Sugar on a Stick, um sistema operacional
Linux capaz de rodar direto de um pendrive, equipado com uma versão da interface gráfica "Sugar", originalmente projetada para uso no XO-1, o "laptop de US$ 100" do projeto
OLPC (One Laptop Per Child).
O software se concentra na facilidade de uso e no aspecto educacional do uso do PC. As tarefas que podem ser realizadas no PC são divididas em "atividades" e a distribuição padrão já inclui 40 delas, como programas de desenho, software para composição musical, navegador web e os ¿EToys¿, que permitem, através de um sistema de programação simples, imagem e som para criar animações e atividades interativas, como jogos ou ¿livros¿ com histórias animadas.
O "Sugar on a Stick" roda a partir de pendrives de 1 GB ou maiores, em PCs e Macs recentes com processadores Intel. Também há uma versão que pode ser instalada sobre uma distribuição Linux tradicional, como o Fedora ou o Ubuntu.
O software exige pouco da máquina, já que foi projetado para rodar em um portátil com recursos limitados (processador de 433 MHz e 256 MB de RAM), e é uma boa forma de "reciclar" um PC antigo e transformá-lo em algo útil para crianças e adolescentes.
O arquivo de instalação do sistema, com 380 MB, pode ser baixado gratuitamentepelo wiki oficial (wiki.sugarlabs.org), que também traz mais informações sobre o projeto. Há ainda um repositório com atividades extras em activities.sugarlabs.org, divididas em várias categorias.
Geek