JaShong King
Diante de dívidas no mundo real, uma pessoa que costumava ser confiável em um popular jogo online roubou dinheiro do banco virtual que dirigia e o converteu em dinheiro real no mercado negro. O "crime" ocorreu no EVE Online, um jogo que conta com mais de 300 mil assinantes, cada um pagando US$ 15 ao mês para jogar.
Eles ganham riqueza por meio de trabalho árduo, manipulações de mercado ou eliminação de rivais em um futuro distante no qual os seres humanos colonizaram as estrelas.
O EBank é a maior instituição financeira do EVE, com milhares de depositantes e está no centro do escândalo. "Basicamente, o personagem dele é uma das pessoas que dirigem o EBank há algum tempo. Ele tirou dinheiro (virtual) do banco e o trocou por dinheiro real", disse Ned Coker, da CCP, a companhia islandesa que desenvolveu o jogo.
O presidente-executivo do EBank, um australiano de 27 anos que trabalha no setor de tecnologia e se identificava apenas como Richard, desfalcou o banco em cerca de 200 bilhões de créditos interestelares, a moeda virtual do jogo.
O jogador, que era conhecido online como Ricdic, violou as regras do jogo ao vender os fundos virtuais roubados por US$ 5,1 mil. Ele vendeu o dinheiro virtual para jogadores que preferem comprar créditos em vez de ganhá-los jogando.
"Foi uma decisão tomada por impulso", explicou o jogador, casado e pai de dois filhos, em uma entrevista. Ele afirmou que recebeu um spam sobre um site de troca de créditos por dinheiro real e aproveitou a oportunidade para cobrir o depósito de sua casa e despesas relacionadas a problemas médicos de seu filho.
"Vi um caminho que poderia tomar e decidi que desfalcaria o banco para resolver (dificuldades) na vida real." Informações sobre o roubo logo se espalharam pelo mundo de EVE.
Usuários em pânico começaram uma corrida ao banco, preocupados com a possibilidade de perder o dinheiro acumulado caçando piratas ou minerando asteroides.
Ironicamente, se ele tivesse apenas roubado o dinheiro online, Ricdic poderia continuar no jogo. Mas ao trocá-lo por dinheiro real, ele violou as regras e a CCP suspendeu sua conta.
Reuters