A nova ferramenta de busca da
Microsoft,
Bing, ganhou participação de mercado nos Estados Unidos no primeiro mês de operação, mas ainda está atrás do concorrente
Google, segundo dados divulgados nesta quarta-feira.
O Bing, lançado em 3 de junho, mas disponibilizado para alguns usuários alguns dias antes, assumiu uma fatia de 8,23% do mercado de buscas online feitas no país em junho, contra 7,81% de participação da Microsoft pouco antes do lançamento e 7,21% em abril, informou a empresa de pesquisa StatCounter.
O Google, em contrapartida, perdeu ligeira participação, caindo para 78,48%, contra 78,72% antes do Bing. Já o Yahoo, segundo colocado no mercado, avançou para 11,04%, ante 10,99%.
A fatia de mercado do Bing atingiu 9,21% na primeira semana de junho, diminuindo a presença nas duas semanas seguintes antes de alcançar 8,45% na última semana do mês.
Os resultados podem dar impulso à Microsoft, que está investindo pesadamente nos negócios de serviços online e se recusa a ceder espaço para o Google.
"À primeira vista, um aumento de 1% na participação de mercado não parece ser um enorme retorno do investimento feito pela Microsoft no Bing, mas a tendência básica parece positiva", afirmou Adohan Cullen, presidente-executivo da StatCounter, em um comunicado.
A maior companhia de software do mundo ainda pode lançar uma parceria no segmento de busca na internet com o Yahoo, mas rumores sobre tal acordo diminuíram nos últimos dias.
A StatCounter, localizada em Dublin, diz que seus dados se baseiam em 4 bilhões de visualizações de páginas por mês monitoradas por meio de uma rede de sites. Outras empresas do setor, como a comScore, não devem divulgar dados sobre a participação dos buscadores até meados deste mês.
Reuters