RAFAEL CAPANEMA
da Folha de S.Paulo
O Twitter (www.twitter.com) inaugurou anteontem uma nova página inicial, com destaque para seu mecanismo que faz buscas em tempo real nos textos de até 140 caracteres publicados pelos usuários do serviço de microblog.
Além de uma grande caixa de pesquisa, a nova capa traz uma lista dos assuntos mais populares ("trending topics") no site, dividida em três períodos: semana, dia e agora mesmo.
A mudança reflete um novo foco, que, como escreveu o cofundador Biz Stone no blog oficial do Twitter (blog.twitter. com), emergiu a partir dos hábitos dos próprios usuários.
"O Twitter começou como uma ferramenta social rudimentar baseada no conceito de mensagens de status, mas, junto com aqueles que o usam todos os dias, o serviço nos ensinou o que quer ser", escreveu.
Segundo Stone, o principal objetivo da nova página inicial é explicar melhor o serviço para os novatos. No lugar do antigo mote "o que você está fazendo?", o Twitter agora se vende assim: "Compartilhe e descubra o que está acontecendo agora mesmo, em qualquer lugar do mundo".
Cada vez mais numerosos no site, os brasileiros emplacaram ontem, na lista de assuntos mais populares, o termo "mussumday", que lembra os 15 anos da morte do músico e humorista Mussum, dos Trapalhões, completados ontem.
Em junho, segundo o Ibope Nielsen Online, cerca de 5 milhões de usuários de internet no país --ou 15% dos cerca de 34 milhões de brasileiros que acessaram a rede- visitaram o serviço de microblog. O aumento foi de 71% em relação ao número de visitas em maio.
A proporção supera a dos Estados Unidos, onde o Twitter é usado por 11% dos internautas.