Nesta fase de testes, a companhia selecionou cinquenta categorias imagéticas, que vão desde jogadores de beisebol até celulares, prontas para serem desbravadas por uma série de filtros.
Se o usuário busca por filmes clássicos no Visual Search, por exemplo, consegue ter uma separação das capas dos filmes por “gênero”, “avaliações”, “vencedores de Oscar” e até por quais filmes determinado ator de Hollywood participou.
O mesmo conceito se aplica à procura por câmeras digitais, onde as imagens das máquinas são organizadas por “megapixels”, “marca”, “zoom ótico” ou “ideal para determinada atividade”.
Segundo a Microsoft, que apresentou a novidade no TechCrunch50, a ideia não é substituir as buscas por texto. Faz, sim, parte de uma mudança que o mercado das buscas vai atravessar, de acordo com o vice-presidente sênior da empresa, Yusuf Mehdi, que previu que as pessoas pesquisarão de “um modo mais gráfico” no futuro.
Para testar o recurso, os brasileiros precisam mudar as preferências de idioma no canto superior direito do Bing. Depois de mudar para “United States”, basta acessar a URL: www.bing.com/visualsearch.