Você já
imaginou
como
seria
ter
Lance
Armstrong
pedalando
sua
bicicleta
por
você?
Bem,
agora
você
pode
descobrir,
até
certo
ponto.
Cerca de
15
empresas
oferecem
bicicletas
com uma
opção de
motor
elétrico
-e não
motonetas
acionadas
puramente
por um
motor-,
com
preços
entre
US$ 1
mil e
US$ 4
mil, e
elas
estão
começando
a ganhar
popularidade
entre
alguns
usuários
urbanos
mais
ecológicos.
As mais
recentes
bicicletas
elétricas
da Giant,
EcoBike,
Currie
Technologies
e Ultra
Motor,
entre
outras,
conseguem
produzir
cerca de
500
watts de
potência
com um
simples
movimento
de pulso
ou
virada
de
pedal.
Essa é
mais ou
menos a
energia
que
Armstrong
conseguia
gerar em
suas
provas
mais
curtas,
no auge
de sua
carreira.
O
resultado
é que o
usuário
percorre
as ruas
ou sobe
colinas
veloz e
silenciosamente,
ultrapassando
quase
todos os
demais
ciclistas.
Um dos
modelos
de maior
sucesso
nesse
mercado
emergente
é a A2B,
fabricada
pela
Ultra
Motor,
de
Londres.
"Algumas
pessoas
compram
a
bicicleta
para
seus
trajetos
diários
na
cidade,
e outras
como
substituto
para os
trajetos
mais
curtos
que
costumavam
fazer de
carro",
disse
Paul
Vlahos,
vice-presidente
de
vendas
na
divisão
norte-americana
da Ultra
Motor.
A
Ultra
Motor
vendeu
"mais de
mil" de
suas
bicicletas
elétricas
nos
Estados
Unidos
desde o
lançamento
do
modelo
A2B, em
setembro
do ano
passado,
disse
Vlahos.
A Green
Car
Company,
de
Bellevue,
Washington,
que fica
perto da
sede da
Microsoft
e da
cidade
de
Seattle,
uma das
mecas do
ciclismo,
diz ter
vendido
40
unidades
do
modelo
nas
últimas
semanas,
e que
está à
espera
de um
novo
embarque.
Ao
preço de
US$
2,7mil,
a A2B
não é
barata,
mas é
comparável
a uma
bicicleta
de
corrida
de alta
tecnologia
e mais
barata
que um
scooter
convencional.
O modelo
é
vendido
por
algumas
lojas
independentes
de
bicicletas,
concessionárias
de
scooters,
lojas
especializadas
em
veículos
elétricos
e,
durante
um
período
curto de
teste,
por
cerca de
20 lojas
da rede
de
varejo
Best Buy
no oeste
dos
Estados
Unidos.
A
máquina,
tecnicamente
conhecida
como
"veículo
elétrico
leve",
se
qualifica
como
bicicleta
sob as
normas
de
transporte
dos
Estados
Unidos,
e por
isso não
é
preciso
habilitação
para
operá-la,
e ela
pode ser
usada em
todo
lugar em
que
bicicletas
sejam
permitidas.
A A2B
não é a
mesma
coisa
que uma
motoneta,
que em
geral
tem
motor a
gasolina
e pedais
apenas
para uso
em
emergência.
Reuters