Durante a elaboração do documento, o
candidato deve estar atento aos detalhes
e objetivos. A clareza nesses pontos
pode chamar a atenção de
entrevistadores. Além disso, é
necessário primar pela estrutura e
evitar erros.
Também importante é imaginar que aquela lista de habilidades e experiências profissionais funciona como uma ferramenta de marketing pessoal. Texto direto, elegância no vocabulário e frases curtas e objetivas são mais interessantes para quem está fazendo uma seleção com vários candidatos. Além disso, padronizar os tópicos é uma decisão sensata, pois demonstra interesse pela organização.
“A parametrização de informações é a principal dica de estilo para a redação de um currículo. Será muito mais fácil ao profissional lembrar-se dos detalhes do currículo quando já estiver numa entrevista”, afirma Selma que recomenda as seguintes dicas para a confecção do documento:
- Evitar linguagem repetitiva
- Não usar demasiadamente terminologias em outros idiomas
- Evitar palavras extremamente técnicas
- Evitar o uso do mesmo verbo de ação em muitas frases
- Organizar realizações em empresas por ordem de importância
- Não afirmar uma competência que pode ser facilmente questionada
- Em caso de currículos por e-mail, incluir sempre uma carta de apresentação
- Ser criativo, mas sem inventar demais