De acordo com o jornal inglês Daily Mail, cientistas do do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe desenvolveram o primeiro dispostivo capaz de tornar criar a imagem invisível de um objeto em três dimensões.
Ao ser colocar o "manto" sobre um minúsculo torrão de ouro - de 0.00004 0.00005 polegadas -, os pesquisadores conseguiram distorcer a luz que o atingia de maneira que se tornou invisível a frequências infravermelhas. Estas frequências são muito próximas do espectro de luz visível a humanos.
Dispositivos antesriores só tinham sido capazes de esconder objetos da luz viajando em uma direção, mas de outro ângulo o objeto permanecia civível.
O manto é feito de material fotônico, o qual influencia o comportamento da luz por "agarrá-la" e fazê-la fluir lentamente sobre o objeto da mesma maneira que a água contorna uma pedra, por exemplo.
A cientista Tolga Ergin, que lideou o estudo, disse ao US Jounal Science, que publicou as descobertas na quinta-feira, que a tecnologia poderá levar a uma maneira de fazer desaparecerem objetos muito maiores. "A princípio, o design do 'manto' é perfeitamente ampliável e não há limite para isso", ela disse