De acordo com a empresa, esse é o dispositivo mais seguro da categoria. Segundo eles, o sensor térmico age em conjunto com o leitor de digitais "de modo que o dedo sozinho, separado do corpo, ainda não vai dar acesso ao conteúdo armazenado na memória do dispositivo".
A empresa não deu maiores detalhes sobre como funciona o sistema de autodestruição, mas afirma que o dispositivo é capaz de identificar se existe uma tentativa forçada de acessá-lo, iniciando assim um processo que queima permanentemente o processador e placa de memória do dispositivo. A Victorinox ainda diz que o dispositivo utiliza o Advanced Encryption Standard 256 para proteger seus dados.
Em um concurso realizado em Londres a Victorinox ofereceu um prêmio de US$ 150 mil a um grupo de hackers profissionais para que, num prazo de duas horas, eles invadissem o drive e acessassem as informações, mas eles falharam.
Como um bom canivete suíço, o Secure Pro USB também vem com uma variedade de outros recursos, incluindo uma minilanterna de LED, caneta esferográfica retrátil, lâmina, tesoura, lixa de unhas, chave de fenda, e chaveiro. Ainda não há previsão de quando esse dispositivo estará à venda no Brasil.