A ferramenta é facilmente encontrada na home da Wikipédia. Do lado esquerda da página, foi incluída, dentro da seção “imprimir/exportar” a nova opção “criar um livro”.
Pronto, o internauta já pode criar o seu livro personalizado, adicionando verbetes por meio do link “Adicionar esta página ao seu livro”, localizado na parte superior da página.
O número de páginas do exemplar criado é mostrado ao usuário no menu do lado esquerdo da tela e atualizado automaticamente. Durante a montagem do livro, o próprio site sugere ao internauta páginas relacionadas.
Ao termina de incluir, o usuário pode organizar tudo por capítulos. O aplicativo permite, ainda, trocar a ordem das páginas. Nesse caso, é só arrastar e soltar os títulos.
O livro já devidamente finalizado pode ser salvo em PDF. Ou, se usuário preferir, pode enviar o arquivo para a Pedia Press, uma editora de livros com conteúdo da Wikipedia.
Se optar por imprimir o livro, o usuário é redirecionado para o Pedia Press, podendo customizar a capa do livro, com a cor, título e imagem de sua escolha.
O próprio site faz o cálculo do preço de impressão do livro, que varia conforme o número de páginas, sendo que é necessário ter, no mínimo, 100 páginas.
Com esse número mínimo de páginas, parte interna em preto e branco e capa colorida, a obra sai por R$ 19,53. O usuário pode pagar com cartão de crédito (Visa ou Mastercard) ou pelo serviço de pagamentos online PayPal. O pedido é entregue em até três dias úteis.