INFO
Desde que se popularizaram, os celulares mudaram nosso dia a dia e têm nos conectado à web em todo lugar.
Simon Silvester, diretor-executivo de planejamento da agência Wunderman para Europa, Oriente Médio e África, estuda essas transformações. Em São Paulo, ele falou com a INFO.
INFO - Estamos na era da convergência?
SIMON SILVESTER - Sim. O fato de o celular ser um telefone não é o mais importante para muita gente. A convergência está em tocadores de MP3, TVs e outros aparelhos. Mas esse conceito já não é tão importante. Nos próximos anos, a internet estará em tudo.
INFO - Como as pessoas usam o celular hoje?
SILVESTER - Em primeiro lugar, acessam redes sociais, mas muitos também buscam informações sobre saúde. Os pagamentos com celular crescem. Os games estão mais populares, sobretudo os sociais, como o FarmVille: 50% das pessoas que acessam o Facebook vão lá para jogá-lo.
INFO - Quando todos os celulares terão acesso à web?
SILVESTER - Um economista disse recentemente que até 2015 todos serão smartphones. Como a troca de aparelhos é frequente, a mudança será rápida. O preço ainda precisa cair. Quando cada aparelho sair por 20 dólares, 5 milhões de pessoas poderão comprar. Para chegar aos mais pobres, deverá custar 10 dólares.