O empresário contou que, atualmente, a companhia trabalha na incorporação de mais idiomas para manter o crescimento. Ele acrescentou que o objetivo há dez anos era transformar a Wikipedia em uma das 50 páginas mais visitadas da rede, objetivo amplamente superado. Wales destacou que a enciclopédia virtual está hoje entre os cinco sites mais visitados na internet em todo o mundo. Ele lembrou que o negócio começou quando residia em San Diego, no estado americano da Califórnia, depois de Wales ter alguns fracassos com sites similares.
Atualmente, após dez anos, a Wikipedia conta com 40 funcionários que adminstram milhões de visitas e entradas todos os dias. O orçamento de gastos previsto para 2011 é de US$ 20,1 milhões. Wales disse que seus planos são instalar escritórios na Índia e em outros países onde a companhia ainda não se estabelece, a fim de ampliar a oferta educativa.
O empresário assegurou que o site conta com uma série de filtros para garantir a veracidade das fontes, bem como uma rede de pessoas que buscam corroborar o que os colaboradores e usuários escrevem na enciclopédia de livre acesso. Wales também destacou que, antes da Wikipedia, o acesso à informação era mais complicado em grande parte do mundo, e que agora a enciclopédia digital é a primeira linha de consulta nas pesquisas de todos os setores, desde estudantil até empresarial.
Atualmente, a Wikipedia conta com mais de 3 milhões de artigos na Internet em inglês, francês e alemão. O número supera o 1 milhão de entradas.
Agencia EFE