SÃO PAULO - “A internet é uma grande festa”. A constatação é de Mark Pinnus, cofundador da Zynga, criadora de games sociais como o FarmVille e Mafia Wars.
"Desde o surgimento do Napster, depois do MySpace e agora com o Facebook, a web é um lugar social, com uma série de pequenos coquetéis acontecendo por toda a parte”, declarou ele ao jornal britânico The Telegraph.
“Antes, a rede era um lugar grande que não estava interligado. Então o Napster chegou e lançou uma luz. A internet tornou-se este lugar onde as pessoas podem unir em torno de seus interesses. E agora eu estou hospedando uma das maiores festas de coquetel online", diz ele, em referência a série de games sociais ofertados por sua empresa.
Com apenas três anos no mercado, Pinnus tem motivo para fazer tal afirmação - a Zynga é avaliada hoje em 5,5 bilhões de dólares. Somente o FarmVille possui 53 milhões de usuários mensais.
Neste mês, a Zynga anunciou sete novos games, entre eles, o CityVille, que coloca o usuário para gerenciar uma cidade. Somados, todos os jogos sociais da empresa, como CafeWorld, Mafia Wars e FrontierVille, chegam a 320 milhões de usuários.
Questionado sobre a venda de créditos para os usuários, o executivo comparou a experiência de jogar online com a de ver um filme.
“Quando você vai ao cinema, o que você leva de volta para casa? Nada físico, apenas a experiência do filme. Com os jogos é o mesmo princípio. É entretenimento. As pessoas estão comprando do jogo a oportunidade de mais diversão e de uma experiência melhor. É um modelo de negócio que já existe há anos. Nós não o criamos, mas o estamos colocando em um novo mercado", finalizou Pinnus. Pinnus também foi um dos investidores do Napster e do Facebook.