SÃO PAULO – O Brasil já conta com, pelo menos, 246 sites de compras coletivas. O número é do site especializado no setor, Bolsa de Ofertas.
Segundo o site, a maioria dos novos sites tem surgido em cidades de porte médio, com mais de 200 mil habitantes.
Por outro lado, as capitais apontam uma outra tendência para o segmento, a da segmentação. “Nas grandes cidades, principalmente as capitais dos estados, novos sites de compra coletiva ainda estão surgindo com força. Isto mostra que há bastante espaço nos grandes centros. A maioria se concentra nos mercados da capital e grandes cidades do interior do Estado de São Paulo. Não ficam para trás cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Recife e Fortaleza”, aponta o Bolsa de Ofertas.
Até o início deste ano, os sites de compra coletiva eram desconhecidos pela maioria dos brasileiros. O primeiro a estrear no mercado foi o Peixe Urbano, seguido do ClickOn, do espanhol Groupalia, e do de origem americana Clube Urbano.
Segundo o Bolsa de Ofertas, no dia 12 de outubro, o país contava com 51 sites desse tipo. Já em 12 de novembro, eram 111 endereços de sites de compra coletivas registrados no país.