As autoridades de Taiwan prenderam um chinês que chegou à ilha taiuanesa de Kinmen em um bote de plástico, usando raquetes de badminton como remos, com os quais percorreu os três quilômetros que separam os dois países, informou nesta segunda-feira a imprensa local.
O detido, cujo sobrenome é Wang e é nativo da província de Hebei (norte da China), foi preso pela Polícia litorânea após alcançar a costa da ilha de Kinmen, carregando apenas 50 iuanes (US$ 7) e alguns objetos de primeira necessidade.
"Saí de Xiamen, na província chinesa de Fujian, e fui capturado assim que coloquei os pés em terra em Kinmen", disse Wang à agência taiuanesa "CNA", e acrescentou que ao chegar pediu para ingressar no Exército de Taiwan e no governista Partido Kuomintang (KMT).
Outro caso similar ocorreu nas últimas horas em Kinmen, ilha que apesar de estar sob controle de Taiwan fica a apenas três quilômetros do território chinês.
O segundo "refugiado" também foi preso e posto à disposição da Justiça, já que ambos estão sendo acusados de violar a Lei de Segurança nacional.
Kinmen fica situada a cerca de 280 quilômetros a oeste da ilha de Formosa, a principal de Taiwan.
Globo.com