A partir de uma pesquisa com 800 mil profissionais, em 60 países, a consultoria Ernst & Young - em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor e a Endeavor - mapeou o perfil dos empreendedores de todo o mundo. Uma das principais conclusões é que, de forma geral, os negócios mais bem-sucedidos são aqueles montados por pessoas na faixa etária entre 26 e 45 anos.
De acordo com a pesquisa, a idade para iniciar o próprio negócio é mais relevante do que outras questões, como diploma de ensino superior e trabalho com parceiros. Outra constatação do estudo é que somente 3 de cada 1.000 participantes da pesquisa encontraram um ramo de negócio com altas taxas de crescimento, acima dos 20% ao ano.
O estudo aponta também que os empreendedores com mais chance de sucesso têm características comuns, como pouco medo de errar e a vontade de abrir um negócio para agarrar uma oportunidade. Além disso, os que ganham mais dinheiro tendem a fundar outros empreendimentos.
Nos mercadores emergentes, como o Brasil, só 18% dos empreendedores apostam na exportação de produtos e serviços. O levantamento aponta também que aproximadamente 40% desses profissionais começaram o próprio negócio para aumentar lucros pessoais.
Olhar Digital