Carro
autônomo
Engenheiros da
Universidade de
Berlim, na
Alemanha,
completaram um
percurso de 80
km com um carro
totalmente
autônomo.
O teste foi
feito nas ruas
de Berlim, em
trânsito normal,
durante um fim
de semana, sem
nenhum
incidente.
O carro é
inteiramente
dirigido por
computadores.
Por questão
de segurança, um
motorista vai
dentro do carro,
mas responsável
apenas por pisar
no "botão de
pânico" caso
alguma coisa dê
errado.
A Europa
planeja ter
carros sem
motoristas nas
estradas do
continente até
2020.
Controlado
eletronicamente
O carro é uma
perua Passat
inteiramente
modificada para
a tecnologia "drive
by wire", um
termo sem
tradução literal
que indica que
tudo no carro é
controlado
eletronicamente,
"por meio de
fios".
A eliminação
dos controles
mecânicos é
crucial para que
o carro possa
ser dirigido por
um computador.
Múltiplos
sensores suprem
o computador com
todas as
informações
sobre a via, os
outros carros e
os pedestres.
As
informações dos
sensores são
processadas e o
computador envia
comandos
eletrônicos para
o acelerador,
freio, direção e
luzes de
sinalização.
Isto permite
que o veículo
evite os
obstáculos,
ajuste sua
velocidade, mude
de faixa, pare
ou acelere,
enfim, tudo o
que um motorista
humano faria.
O carro já
havia sido
testado
exaustivamente
em condições
controladas, o
que permitiu o
teste agora
realizado em
condições reais
de tráfego.
Laser
360º e 3D
O carro
reconhece sua
posição nas ruas
por meio de um
sistema
ultra-preciso de
GPS, com
precisão na
faixa dos
centímetros.
Três
escâneres a
laser na frente
e três atrás
rastreiam
continuamente o
entorno do
veículo,
detectando
qualquer
obstáculo,
sobretudo outros
carros e
pedestres - o
laser opera na
faixa do
infravermelho, o
que torna os
feixes
invisíveis ao
olho humano, não
atrapalhando os
outros
motoristas.
Um terceiro
escâner a laser
rotativo fica
instalado do
teto do carro,
fornecendo
medições
adicionais - até
um milhão de
pontos de
rasteio por
segundo em 360º
e em 3D.
Uma câmera
preto e branco
detecta as
faixas no
asfalto e ajusta
a posição do
carro sempre no
centro da faixa.
Duas câmeras
coloridas são
usadas para
identificar as
luzes dos
semáforos.
Durante o
percurso, o
carro passou por
46 semáforos,
sem qualquer
falha de
interpretação
dos sinais.
Inovação
Tecnológica