AdivinhosNesta semana, o Google ganhou as páginas de
jornais do mundo todo apregoando que os mecanismos de busca devem se
mover para mais próximo dos anseios dos humanos.
Mas o gigante das buscas, e de toda a internet, não está sozinho, e
nem mesmo está inventando nada novo.
Uma empresa emergente da Finlândia, a Futureful, não apenas parece
ter saído na frente, como também parece querer ir mais longe.
A missão que a empresa se atribui é "dar a você o que você quer antes
que você saiba que quer".
Sugestões
Isso parece superar muito os próprios humanos, entrando no reino das
pitonisas, adivinhos e profetas.
Parece bom demais para ser verdade?
Talvez nem tanto. Os algoritmos da Futureful capturam continuamente
informações das redes sociais para descobrir tendências.
Os algoritmos digerem os assuntos mais comentados, o comportamento
das pessoas e o conteúdo dos postagens e, assim como o Google sugere
comerciais nos quais você possa estar interessado, o Futureful oferece
assuntos que você possa estar interessado em explorar e se aprofundar.
No protótipo de demonstração, rodando em um tablet, essas sugestões
se transformam em uma espécie de revista, que pode ser folheada passando
os dedos pela tela sensível ao toque, como se faz para ler um livro ou
revista eletrônica.
Descobertas por acaso
A Futureful afirma que está dando aos usuários a capacidade de fazer
"descobertas importantes por acaso" ao propor sites além de qualquer
interesse pré-definido pelo usuário.
É mais ou menos o contrário das ferramentas de personalização das
informações oferecidos por muitos sites - os pesquisadores finlandeses
querem lhe oferecer algo que pode despertar seu interesse sem que você
tenha se dado conta disto e, portanto, jamais teria marcado aquele como
um assunto de seu interesse.
"Nós não estamos apenas sugerindo coisas nas quais as pessoas possam
estar interessadas, nós estamos ajudando as pessoas a descobrirem coisas
novas," apregoa a empresa emergente, que está recebendo recursos do
governo do seu país para levar o projeto adiante.