A Lenovo, a segunda maior fabricante de computadores do mundo, foi a
empresa que mais cresceu no mercado de PCs nos últimos 12 meses. Segundo
a IDC, a empresa registrou um aumento de 43,7% no primeiro trimestre do
ano em relação a 2011.
Com 11,7 milhões de computadores vendidos e 13,4% de participação, a
Lenovo chega mais perto da HP - a atual líder de mercado -, que
apresentou um crescimento de apenas 3,2%. A Dell, terceira colocada do
ranking, sofreu uma queda de 2,1%.
Ainda de acordo com o estudo, o crescimento acima de 40% da empresa
chinesa foi muito acima da média do mercado e dos concorrentes. Para a
IDC, o sucesso da Lenovo deve-se ao aumento de sua presença em todas as
regiões – vale ressaltar sua expansão nas Américas e na Europa, sem
perder espaço na Ásia.
O período superou as expectativas da consultoria com um aumento de 2,3%,
enquanto as projeções apontavam 0,9% devido às condições instáveis da
economia, competição entre os computadores pessoais e outros
dispositivos, além das incertezas pelo Windows 8.
Olhar Digital