Uma pesquisa realizada pela
Reuters/Ipsos descobriu que quatro em cada cinco usuários do
Facebook nunca compraram um produto ou serviço anunciado no
site. Isto confirma que a empresa ainda tem muito a fazer se
deseja converter sua base de 900 milhões de usuários em uma
fonte de receita publicitária.
A pesquisa online também revelou que 34% dos usuários do
Facebook consultados dedicam menos tempo ao site agora do
que há seis meses, enquanto apenas 20% ampliaram seu tempo de
uso. As conclusões preocupou investidores e os fizeram
questionar a capacidade de faturamento da rede, o que resultou
em queda de 29% nas ações da companhia desde a estreia na bolsa,
no mês passado. Com isso, o valor de mercado da empresa caiu de
US$ 74 bilhões para US$ 30 bilhões.
Cerca de 44% dos entrevistados afirmaram que a estreia das ações
da empresa no mercado, vista como problemática por investidores,
desencorajou futuros internautas a se cadastrarem no site. Dos
1.032 norte-americanos que participaram da pesquisa, 21%
disseram não ter uma conta no Facebook.
Os 900 milhões de usuários da rede social fazem do
Facebook um dos mais populares sites da internet, desafiando
companhias estabelecidas no setor como Google e Yahoo!. No
entanto, alguns acreditam que a companhia não conseguiu
descobrir como traduzir sua popularidade em um modelo de
negócios que justifique sua generosa avaliação de mercado.
Embora a pesquisa não tenha considerado de que maneira outras
formas de publicidade afetam o comportamento de compras, um
estudo conduzido em fevereiro pelo grupo de pesquisa eMarketer
sugeriu que o
Facebook tem desempenho pior do que emails de marketing no
que tange a influenciar as decisões de compra dos consumidores.
Olhar Digital