A adoção de um sistema online para o
aprendizado infantil permite aos
alunos melhorarem suas habilidades
para a escrita de maneira notável,
segundo o resultado de um estudo
realizado na Suíça nos últimos três
anos divulgado nesta terça-feira.
A principal conclusão é que as
crianças que tiveram acesso ao
sistema - no qual podiam ler,
escrever e conversar livremente -
aprenderam a escrever seus textos de
maneira mais interessante para o
leitor, e inclusive com melhor
ortografia.
O estudo foi dirigido pelo
professor Hans-Jakob Schneider, da
Escola de Estudos Sociais do
noroeste da Suíça. A equipe de
docentes trabalhou com 724 crianças
entre sete e dez anos (num total de
44 turmas) de três diferentes
cantões do país (Argóvia, Zurique e
Basileia), divididas em dois grupos.
Os alunos do primeiro grupo
tiveram de se inscrever no sistema
online, enquanto os do segundo grupo
não tinham acesso algum e escreviam
seus textos no papel. O que se
observou é que a experiência no
sistema online permitiu às crianças
melhorar sua linguagem narrativa,
habilidade que desenvolveram muito
melhor que as do segundo grupo após
os três anos que durou a
experiência, financiada pelo Fundo
Nacional Suíço (FNS), organismo
público que promove a pesquisa
científica.
Os professores detectaram que as
diferenças eram particularmente
significativas nas "marcas
linguísticas visíveis" do texto,
pois as crianças que trabalharam com
a plataforma online usavam mais
conjunções temporais, como
"primeiramente" e "em seguida".
Além disso, faziam uso de frases
ou palavras que reavivavam a atenção
do leitor, como "de repente",
enquanto seus adjetivos e verbos
tinham mais a ver com as emoções. Em
suma, seus textos eram mais
atrativos que os do grupo que
escrevia em papel.
A pesquisa determinou que a razão
disso era que, no grupo que usou
internet, os alunos tentavam
envolver mais o leitor, queriam que
o texto fosse atraente e podiam
deduzir - ao observar os textos que
eram mais lidos no sistema - o que
mais podia chamar a atenção do
leitor. Diferente do que se poderia
pensar, a ortografia deste grupo não
ficou pior, mas pelo contrário, o
que é louvável sobretudo quando se
leva em conta que os professores não
corrigiam o que escreviam no
sistema.
Terra Internet