O Skout bloqueou o espaço que mantinha exclusivo para adolescentes depois que três homens foram acusados de estuprar jovens que conheceram usando o aplicativo móvel para "flerte". Com a decisão, usuários de 13 a 17 anos estão proibidos de usar a rede social. "Estou enojado com o que aconteceu", disse Christian Wiklund, fundador do Skout.
O Skout permite que os usuários troquem fotos, mensagens instantâneas e presentes virtuais. Ele revela a localização de um usuário, mas não a mostra em um mapa, ao contrário de outros serviços. A empresa inicialmente só oferecia o serviço para adultos mas, no ano passado, depois de saber que menores tinham acesso ao aplicativo, desenvolveu ume espaço exclusivo este público entre 13 a 17 anos.
De acordo com o The New York Times, , em um dos casos, uma garota de 15 anos de Ohio contou ter sido estuprada por um homem de 37 anos. Em outro, um homem de 24 anos teria violentado uma menina de 12, na Califórnia. No terceiro caso, um homem de 21 anos de Wisconsin teria agredido sexualmente um menino de 13 anos. Os adolescentes conheceram os agressores em um fórum para pessoas entre 13 e 17 anos no do aplicativo. Eles mentiam seus dados e também diziam ser menores de idade.
Apesar de os adolescentes responderem por uma parte significativa dos usuários do aplicativo, o fundador disse que não teve outra escolha a não ser suspender o serviço para menores de idade diante do que ocorreu.
Ações de segurança são desenvolvidos pelo aplicativo, como monitoração dos fóruns para verificar se há abuso, spam, comportamento violento ou fotos de nudez inapropriadas para menores. Mesmo assim, depoimentos dos casos de estupro comprovaram que é possível burlar a segurança.
Pedófilos acessam jogo
Pedófilos também foram descobertos usando o Habbo Hotel, site de rede social usado por crianças e adolescentes. Segundo o The Guardian, a descoberta fez com que a British, uma das investidoras em redes sociais, decidisse vender as ações da empresa finlandesa que detém o Habbo.
O jogo, que permite aos usuários criar avatares e simular a vida real, tem cerca de 10 milhões de visitantes por mês. Relatórios mostraram que o site, destinado para crianças acima de 13 anos, continha mensagens pornográficas e violentas postadas, muitas vezes, por pedófilos.
Terra