O sistema de farol inteligente antichuva então ajusta-se
rapidamente em resposta a esses cálculos, desativando os feixes
de luz que incidiriam sobre as gotas de chuva ou flocos de neve
nas suas novas posições previstas.
"Um olho humano não é capaz
de ver o piscar dos faróis," garante Narasimhan. "E como as
partículas em precipitação não são iluminadas, o motorista nem
mesmo verá a chuva ou a neve."
Para o olho humano, as gotas de chuva parecem linhas
alongadas de água caindo em direção ao chão. Mas, para uma
câmera infravermelha, elas são gotas bem pequenas e
independentes, com um bocado de espaço entre elas.
Assim, segundo o pesquisador, o sistema nem mesmo precisa ser
tão rápido para conseguir redirecionar os feixes de luz para os
espaços vazios.
Chuva invisível
Nos testes em laboratório, o protótipo do sistema conseguiu
prever a posição das gotas de chuva e ajustar o farol em 13
milissegundos.
Extrapolando esses resultados, prevê-se que, em um veículo em
baixa velocidade, o sistema irá eliminar até 80% da chuva
visível durante uma tempestade muito forte, ao custo de 5 a 6%
de perda da iluminação do farol.
Os cientistas calculam que, para ser útil nas velocidades
reais com que os carros trafegam em uma rodovia será necessário
aprimorar o sistema até que ele alcance por volta de 5
milissegundos.
Eles já estão trabalhando nisso, assim como na construção de
um dispositivo compacto, que possa ser instalado em um carro
para testes reais.
Luz baixa automática
Outro benefício do sistema é que a câmera poderá detectar os
veículos vindo em sentido contrário, eliminando os raios de luz
que se dirigem na direção dos olhos do outro motorista.
Isso acabará com a necessidade de ficar alternando entre luz
alta e luz baixa.
"Outra coisa boa desse sistema é que ele nunca falhará de
forma catastrófica. Se tudo parar de funcionar, ele continuará
sendo um farol normal," disse Narasimhan.