Uma campanha lançada pela agência TBWA de Nova Délhi, na Índia, está chamando a atenção na web. Uma série com três anúncios adverte para tomar cuidado ao se manifestar no Facebook: seu "Curtir", usado sem sabedoria - diz a campanha - pode levá-lo a correr perigo, pode dar início a um motim ou ferir os sentimentos de alguém.
O Business Insider traz a notícia sobre os anúncios com o título "Aqui está a assustadora campanha pública indiana que você não pediu". Para o site, a campanha é 'um tanto excessiva'.
O BuzzFeed cita um comentário postado no site Ads of the World, feito aparentemente por alguém da agência responsável pelos anúncios, que explica a campanha (e não é, ao que tudo indica, uma ação oficial da rede social).
"Atualizações inapropriadas no Facebook referentes aos recentes tumultos e agitação política em Assam (um estado ao nordeste do país) foram usadas para perturbar a harmonia social; esta campanha é uma tentativa de espalhar uma palavra de conscientização entre os usuários", diz o comentário no Ads of the World. Cada um dos anúncios exibe, na parte de baixo, os dizeres "publicado no interesse dos fãs do Facebook".
Índia em conflito
A violência no estado de Assam, diz a agência Reuters, deixou 80 pessoas mortas e obrigou o deslocamento de outras 300 mil desde julho. O governo indiano bloqueou o acesso a mais de 300 páginas da web que continham textos e imagens editadas incentivando rumores de que muçulmanos - minoria no país - estariam planejando ataques como vingança à onda de violência.