Um grupo de pesquisadores e engenheiros australianos anunciou nesta quinta-feira que realizou com sucesso o implante do primeiro olho biônico com 24 eletrodos, o que deu a uma paciente com perda de visão profunda um estímulo parcial de visão. "Eu não sabia o que esperar, mas, de repente, eu pude ver um pequeno flash. Foi incrível. Cada vez que havia estímulo uma forma diferente aparecia na frente do meu olho", afirmou a paciente Dianne Ashworth em nota divulgada pela Bionic Visiona Austrália.
O protótipo usado em Dianne consiste em implante de retina com 24 eletrodos. Um cabo pequeno se estende da parte de trás do olho para um conector atrás da orelha. Um sistema externo está ligado a esta unidade no laboratório, permitindo que os pesquisadores estimulem o implante de uma maneira controlada, a fim de estudar os flashes de luz.
O feedback da paciente permitirá aos investigadores desenvolver um processador de visão, fazendo com que as imagens sejam construídas usando esses flashes de luz. O protótipo não incorpora ainda uma câmara externa, o que está previsto para a próxima fase de desenvolvimento e testes.
O diretor da Bionic Vision Australia, Anthony Burkitt, afirmou que os resultados têm superados as expectativas. "Nos dá confiança de que com mais desenvolvimento, podemos alcançar a visão útil", disse.