Fotografar gatos é o trabalho da gaúcha Giane Portal, 36 anos, que pretende que essa seja sua única fonte de renda dentro de pouco tempo. Ela criou o
Fofuras Felinas, um serviço de books fotográficos dos felinos, que inclui desde álbuns até almofadas e xícaras estmpadas com o bichinho de estimação. Além disso, ela mantém no Flickr um banco de imagens para venda de fotos dos animais.
Mas por que gatos fazem tanto sucesso na internet? "Acho que são dois fatores. Primeiro pela natureza dos gatos, que são bichos divertidos e propiciam fotos muito inusitadas. E eu acho que tem a ver também com o aumento no número de gatos como animais de estimação", explica a fotógrafa.
A ideia de criar o Fofuras Felinas veio da própria internet, e do sucesso que as fotos dos dois gatos de Giane fizeram na rede. "Em 2004 eu criei dois Fotologs, um só com fotos dois meus gatos e outros com todos os tipos de fotos. Notei que o Fotolog dos gatos tinha muito mais acesso, e quanto mais interatividade e estímulo, você acaba investindo mais", relembra.
No ano seguinte, Giane migrou suas fotos para o Flickr. "Era uma ferramenta mais bacana de compartilhamento, mas uma coisa bem amadora. Começou a ter bastante retorno e as pessoas começaram a gostar das fotos, e faz uns dois anos que eu comecei a pensar nisso de forma mais profissional", afirma. O projeto de Giane é criar, até o fim do ano, uma banco de imagens profissional para venda das imagens.
Japão
A infinidade de vídeos virais de gatos que surgem toda a semana na internet com milhões de visualizações no YouTube também geram renda, além de divertir. Na edição de setembro da revista americana de tecnologia Wired, o americano David Marx, que trabalha no programa de parceiros do YouTube Japão (que permite que usuários ganhem dinheiro no site de vídeos), afirmou que "há gatos ganhando mais dinheiro do que a média salarial do Japão". Ele não entra em detalhes, mas a estimativa apontada na reportagem é que um gato que viraliza na internet no país possa gerar um rendimento de US$ 30 mil por ano, ou mais.
Um dos exemplos de sucesso dos gatos japoneses vêm de Hideo Saito e Manaho Mori, que gerenciam, promovem e compõem músicas para a Musashis - a mais famosa banda formada por - adivinhe - gatos da internet. São cinco integrantes felinos que fazem parte do grupo. "Eu comecei a escrever música para gatos porque eu me cansei de escrever para humanos", afirmou à Wired.
Mas se engana quem pensa que viver às custas dos gatos é sinônimo de dinheiro fácil. Para Giane, fotografar gatos é diferente de fotografar outros animais (ou coisas). "A principal diferença é que um gato tu não consegues dirigir. Tem que aguardar o momento, o humor, a disposição. Tem que entender como eles são para provocar atitudes. Com o gato não tem garantia, eles têm personalidade muito forte. O gato é quase uma fotografia de vida selvagem dentro das casas das pessoas", diz.