Uma torre com placas de tamanhos e cores diferentes que se movimenta
e emite sons variando segundo luminosidade, temperatura e barulho do
local. Se já é difícil de imaginar isso, que dirá criar algo assim -- em
1955.
O responsável pela façanha foi Nicolas Schoffer, franco-húngaro pioneiro
na arte eletrônica. “Naquela época não tinha nem o digital”, afirma
Carol Nogueira, curadora e produtora da exposição sobre o artista que
aconteceu no ano passado no MIS (Museu da Imagem e do Som de São
Paulo). Algo bem diferente dos dias de hoje, em que é possível adentrar
no mundo da arte a partir do computador de casa.
Para ela, mesmo após anos de trabalhos e obras, a área ainda é delicada.
“É difícil encontrar artistas que realmente utilizam tecnologia
agregando valor ao trabalho”, afirma a também mestre em Comunicação e
Multimídia pela Universidade Sorbonne Paris 8.
Apesar disso, Nogueira afirma a importância das ferramentas acessíveis
atualmente. “Cada vez mais pessoas utilizam. Isso democratiza”, diz ela,
sem deixar de lado a necessidade pela experimentação, pesquisa e
conhecimento de vários campos artísticos. Com isso em mente, o
Olhar Digital reuniu três plataformas da chamada “Programação
Criativa” para quem quiser se aventurar no casamento entre arte e
tecnologia.
Processing
Ambiente de programação que permite ao usuário criar elementos visuais
logo na primeira utilização. Trata-se de um software, uma série de
funções pré-definidas, uma sintaxe de código similar à do Java e uma
comunidade online para troca de informações. Além de dar respostas
rápidas, o sistema é totalmente gratuito e tem código aberto. Isso tudo
faz dele acessível a um grande número de usuários que não se restringe a
artistas ou designers.
Linguagem: Java
Onde aprender: No próprio
site do Processing há diversos tutoriais e informações sobre o tema.
Cinder
Voltado a programadores um pouco mais avançados, o Cinder pode ser
considerado um passo seguinte ao Processing. O ambiente de programação
possibilita a manipulação de elementos gráficos, sonoros e geométricos
com resultados quase sempre interativos. Uma grande vantagem do sistema
é sua natureza multiplataforma que permite seu funcionamento até em
tablets.
Linguagem: C++
Onde aprender: Também no
site oficial do Cinder há bons guias para se aventurar na
plataforma.
Pacote de ferramentas digitais indicadas a várias áreas da criação.
Além de imagem, áudio e vídeo, o openFrameworks oferece ambientes para
fontes tipográficas e modelos 3D, por exemplo. Ele consiste em uma
compilação de códigos e funções acessíveis em vários softwares de
programação e sistemas operacionais. Essas características fazem dele um
dos sistemas mais populares do gênero, com utilizações em software e
hardware.
Linguagem: C++
Onde aprender: Há uma seção de tutoriais no
site oficial do openFrameworks.
Olhar Digital