Controlar o acesso de qualquer arquivo em qualquer lugar. De acordo com Cesar Berenguer, da empresa Air Watch, que está apresentando seus serviços durante o Mobile World Congress (MWC) 2013, em Barcelona, o controle da informação corporativa é uma nova forma de encarar o desafio da confidencialidade dentro do local de trabalho. "A tendência nos Estados Unidos e Europa é essa e agora estamos caminhando para administrar melhor os dispositivos corporativos", explica o executivo, lamentando que pouca gente ainda saiba que esse controle é possível.
Na prática, uma empresa que disponibiliza para um funcionário um dispositivo móvel de trabalho (um celular smartphone ou um tablet) pode controlar tudo: o que se tem acesso, que aplicativos se podem utilizar ou mesmo dizer com que softwares devem trabalhar preferencialmente. "Se a empresa quer que as chamadas sejas feitas por Skype e o funcionário não procede assim, temos como saber. Temos como saber também se ele está trabalhando e não jogando Angry Birds", explica Berenger.
O controle pode ser ampliado e detalhado a cada documento. Por exemplo, as empresas podem disponibilizar documentos para empregados e clientes codificados e limitados. Sem opção de imprimir ouo de reenviar por e-mail a terceiros. "Posso proteger a informação de maneira que a empresa possa decidir o que o empregado faz com a documentação dela", afirma Cesar Berenger. Em alguns casos, como em bancos, os documentos podem ser totalmente fechados. "Encriptamos e só se pode abrir através de um aplicativo de segurança", afirma.