Um HD adaptado a uma estação rádio base (ERB) - equipamentos que fazem a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica - pode dar mais velocidade ao download de vídeos para os clientes de dispositivos móveis. A novidade, chamada de Liquid Applications, foi anunciada pela Nokia Siemens durante o Mobile World Congress, em Barcelona, e está em teste na Coreia do Sul desde o ano passado.
"Através de um HD adaptado à rádio base, o sistema é capaz de detectar a demanda por um vídeo naquele local. Ele armazena o vídeo no HD e, se você quiser vê-lo, pode acessá-lo diretamente ali, sem necessidade de ir até a página do Youtube, por exemplo", explica o chefe de Marketing da empresa no Brasil, Sandro Tavares, lembrando que a demanda por conteúdo de vídeo está aumentando muito no mundo todo e, com a chegada do 4G ao Brasil, deve crescer ainda mais.
"Quando você vai ver um vídeo no YouTube, por exemplo, você conecta no servidor do YouTube e assiste ao vídeo. Mas isso sobrecarrega a rede. Quando você usa o Liquid Applications, você traz toda essa carga para a ERB (Estação de Rádio Base), que está lá com um HD ali do lado. A rede é inteligente e sabe que muita gente está baixando o mesmo vídeo do YouTube e ela já puxa lá. Você economiza tempo, você traz a experiência melhor para o usuário", diz Abdallah Harati, chefe de comunicação da empresa.
A empresa pensa em utilizar a experiência para fazer negócios e fazer com que as operadoras possam aumentar suas receitas através de soluções mais rápidas de contato com o cliente. "Se você tem um cinema, por exemplo, o seu usuário pode apontar o telefone para o prédio e receber todas as informações dos filmes em cartaz e que estão armazenadas nessa base. Você coloca o conteúdo de uma universidade em uma rádio base que é da universidade, então os alunos, ao invés de irem tirar cópias, já podem baixar o material da aula direto da rádio base. São possibilidade de expansão do papel da operadora na sociedade como um todo", afirma Tavares.
Segundo os executivos da Nokia Siemens, as possibilidades da novidade são muitas e que já estudam aplicar a tecnologia em totens inteligentes em centros comerciais que possam identificar os clientes e assim se adaptarem rapidamente ao tipo de propaganda específica para aquele público.
Além disso, a Nokia Siemens está lançando a Flex Zone, que ocupa pouco espaço e pode ajudar as operadoras a ampliarem sua rede, já que possui Wi-Fi, 2G, 3G e 4G LTE. "Você põe ela em qualquer lugar e ela cria o que a gente chama Wi-Fi offload. Você chega no shopping e tem a rede de sua operadora, que às vezes não funciona. E esse Wi-Fi Offload permite que a operadora conecte você ao Wi-Fi instantaneamente, sem senha. Vamos auxiliar as operadoras a melhorarem a eficiência da rede que ela te fornece" afirma Harati, afirmando que a cobertura é suficiente para áreas indoors mas não substitui a antena macro.
Abdallah Harati disse ainda que a empresa quer melhorar a vida das operadoras com um serviço de gerenciamento da experiência do usuário, onde monitora o cliente em tempo real e fornece ao call center os elementos para que o atendimento seja mais rápido e que a empresa consiga detectar os desejos do cliente antes mesmo dele pedir algo ou fazer alguma reclamação. "Hoje o que se faz é pesquisa e se implemente um mês depois. Temos que ser mais rápidos", afirmou.