Os brasileiros compraram 16 milhões de celulares inteligentes em 2012, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira, 14, pela consutoria IDC. Isto é, a cada minuto, 32 aparelhos foram comercializados.
O número divulgado hoje é 78% maior que os 9 milhões de smartphones vendidos em 2011. “A tendência é que cresça ainda mais daqui para frente”, declara Leonardo Munin, analista de Mercado da IDC Brasil.
A indústria móvel comercializou ao todo 59,5 milhões de aparelhos celulares no ano passado, dos quais 43,5 milhões eram feature phones, os modelos mais básicos. O cenário positivo para os smartphones é mundial. De acordo com o estudo da IDC, o Brasil será o quinto maior mercado de smartphones este ano, ficando atrás apenas de China, Estados Unidos, Reino Unido e Japão. A Índia deve ficar na sexta posição.
“Tanto as economias mais maduras quanto os países emergentes estão impulsionando o número de smartphones, permitindo que os celulares inteligentes ultrapassem os tradicionais pela primeira vez na história do mercado de telefonia móvel”, completa Munin da IDC.
Para o analista da IDC, o momento é favorável devido à queda nos preços destes dispositivos. Essa é uma tendência que deve se firmar ainda mais depois dos incentivos fiscais para a produção no País, prevista para abril. “Com a desoneração, os preços dos smartphones estarão menores na ponta e isso, provavelmente, resultará em uma migração dos consumidores de feature phones para smartphones”, aponta o diretor.
Outro ponto destacado pela consultoria é o avanço das vendas do chamado segmento Open Market – varejo físico e online – que tem apresentado altas taxas de crescimento para este tipo de dispositivo, fechando 2012 com a marca de 112% de crescimento frente ao ano anterior.
Fabricantes
O mercado brasileiro de smartphones é dominado pela Samsung, com 42% de participação sobre as vendas de aparelhos. Em segundo lugar aparece a LG, com 13%, seguida pela Apple, com 9,1%, pela Nokia, com 8,7%, e a Motorola com 8,2%. Os dados foram foram divulgados no mês passado pela consultoria Gartner com exclusividade ao Olhar Digital.
Olhar Digital